Finalmente! Remo vence Confiança em casa e deixa a lanterna da Série C

Esta foi a primeira vitória do Leão na Terceirona deste ano. Time acumulava quatro derrotas seguidas nas primeiras quatro rodadas.

O Remo finalmente venceu a primeira partida na Série C de 2023. Nesta terça-feira (30), o Leão bateu o Confiança-SE por 1 a 0, no Baenão, pela quinta rodada da Terceirona. O herói azulino no jogo foi o atacante Pedro Vitor, que marcou o gol solitário do duelo no segundo tempo, em belo chute de fora da área.

Com o resultado, o Remo deixou a lanterna da Série C. Com os três pontos conquistados – por enquanto, os únicos do Leão na Terceira Divisão – a equipe azulina subiu uma posição e está em 19º na tabela. A classificação ainda é ruim, mas agora o Time de Periçá já começa a ver uma luz no fim do túnel. Vencendo na próxima rodada, o time do Baenão sai do Z-4.

O compromisso seguinte, inclusive, pela Série C será no próximo sábado (3). Às 19h, no estádio Augusto Bauer, o Remo enfrenta o Brusque-SC, pela sexta rodada da competição.

Primeiro tempo

O primeiro tempo do Remo no Baenão fez o torcedor lembrar dos bons momentos da equipe na temporada. O Leão Azul trouxe a campo, na primeira partida sob o comando de Ricardo Catalá, algo que faltou no último mês: organização. A equipe azulina voltou a envolver o adversário, com curtas trocas de passe, mas faltou entrar na área e criar chances claras de gol para tirar o zero do placar. 

Ricardo Catalá mandou a campo uma equipe que possuía um 4-1-4-1. A primeira linha de quatro, composta pelos zagueiros e laterais, foi protegida por Anderson Uchôa. Mais a frente, Pedro Vitor, Pablo Roberto, Rodriguinho e Jean Silva chegavam ao ataque, junto com Muriqui, centralizado. A formação, aparentemente, lembrava àquela escalada por Marcelo Cabo. No entanto, o Remo estava mudado. 

A equipe azulina usava e abusava de jogadas pelas laterais. Com Uchôa “entrando” entre os zagueiros, na defesa, Lucas Marques e Leonan tinham liberdade para subir ao ataque e aumentar, ainda mais, o poderio ofensivo azulino. Apesar do volume de jogo, o Remo não conseguia entrar na área com a bola, produzindo, assim, poucas chances claras de gol. 

As oportunidades mais flagrantes que o Leão teve de abrir o placar foram todas em chutes de fora da área, com Pedro Vitor, aos 18 minutos, e Rodriguinho, em cobrança de falta, já nos acréscimos. A impressão que o torcedor que estava no Baenão era de que faltava pouco para que o Time de Periçá balançasse as redes. 

Segundo tempo

Pedro Vitor brilha no segundo tempo e garante vitória para o RemoPedro Vitor brilha no segundo tempo e garante vitória para o Remo (Igor Mota/ O Liberal)

O Remo manteve o mesmo nível de desempenho na segunda etapa e foi recompensado pela insistência. Os chutes de fora da área, que pareciam ser o principal entrave entre o time azulino e o gol, foram um bom remédio para amenizar a crise que vivia o Leão nas últimas semanas. 

No entanto, antes de chegar ao gol, o Remo tentou resolver o problema identificado no primeiro tempo: a falta de presença de área. Ricardo Catalá voltou do intervalo com Fabinho, no lugar de Jean Silva. A ideia era dar mais apoio ao ataque do Leão, que pecou nas finalizações próximas à meta adversária.

Porém, à medida que os minutos iam passando, o cenário do primeiro tempo se repetia: muito volume de jogo, posse de bola, mas sem chances claras, próximas ao gol. O enredo da partida parecia se encaminhar para um final “no sufoco”, até que a estrela de Pedro Vitor brilhou no Baenão. 

Aos 18 minutos, o atacante avançou pela direita, driblou o adversário e mandou colocado para o gol, em um belo lance. O jogador, que muito foi utilizado na gestão do técnico Marcelo Cabo, era um dos mais criticados pela torcida remista. 

A partir disso, o Remo passou a administrar o resultado. Para segurar o jogo, Catalá colocou em campo o zagueiro Wendel Lomar e o volante Claudinei. Atrás na marcação, o Remo cedeu espaços ao Confiança, que cresceu nos últimos minutos. 

A estratégia azulina quase vai por água abaixo aos 41 minutos, quando Salazar mandou a bola para as redes de Vinícius. No entanto, a arbitragem marcou impedimento no lance. A jogada, inclusive, foi bastante ajustada, já que as imagens da transmissão não deixaram claro se o zagueiro do Confiança estava antes ou depois da linha do marcador azulino. 

Ficha Técnica

Remo 1 x 0 Confiança-SE
5ª rodada do Parazão
Local: Baenão
Data: 30/05/2023
Hora: 20h

Árbitro: Luiz Augusto Silveira Tisne (SC) 
Assistentes: Eder Alexandre (SC) e Diogo Berndt (SC)
Quarto Árbitro: Djonaltan Costa de Araujo (PA)

Gol: Pedro Vitor 18’/1T (REM)

Cartões amarelos: Diego Ivo, Álvaro, Rodriguinho, Pedro Vitor e Muriqui (REM); Fábio, Cesinha, Dione e Rafael (CON)

Remo: Vinícius; Lucas Marques (Lucas Mendes), Diego Ivo, Diego Guerra e Leonan; Anderson Uchôa, Pablo Roberto (Álvaro) e Rodriguinho (Claudinei); Pedro Vitor (Wendel Lomar), Jean Silva (Fabinho) e Muriqui.
Técnico: Ricardo Catalá

Confiança: Paulo Gianezini; Lenon, Adryan, Salazar, Felippe Borges; Fábio, Bruno Camilo, Dione (Rafael); Willians Santana (Cesinha), Negueba e Tcharlles (Diego Cardoso).
Técnico: Vinícius Eutrópio

Retirado de O liberal

Pedro Vitor marcou o único gol do Remo na vitória sobre o Confiança-SE (Igor Mota/ O Liberal)

Sobre o autor