Debaixo de chuva, Independente vence o Paysandu e abre vantagem.

Independente comemorou demais a vitória na primeira partida da semifinal (Jorge Luiz Totti/Paysandu)

Debaixo de muita chuva, o Independente venceu o Paysandu por 3 a 1, no Navegantão, em Tucuruí, na noite desta quinta-feira. O Galo Elétrico mostrou quem manda no Navegantão e abriu uma boa vantagem para a partida de volta da semifinal do Campeonato Paraense. O resultado ainda tirou a invencibilidade do Paysandu na competição. Os gols do Independente foram marcados por Dedé, duas vezes, e Joãozinho. O Paysandu descontou com Nicolas.

POLO AQUÁTICO OU FUTEBOL? 
A partida no Navegantão, em Tucuruí, foi debaixo de muita chuva. O gramado ficou encharcado e ficou difícil tocar a bola. Eram poucas oportunidades para as equipes, com o gramado cheio de poças d’água. As oportunidades vinham apenas em jogadas de bola parada, justamente o que definiria a partida.

A melhor chance do Paysandu para abrir o marcador foi com um pênalti. Em uma jogada, Elielton dividiu a bola com o zagueiro. O defensor Dedé foi imprudente e derrubou o bicolor. O árbitro marcou a penalidade e Paulo Rangel foi para cobrança. Mas ele bateu mal e o goleiro rebateu. Foi o desperdício de um gol que poderia ajudar o Papão a sair na vantagem.

Depois, só deu Galo Elétrico. O time de Tucuruí mostrou que conhecia bem o gramado, marcou os gols e controlou a partida mesmo com um a menos. O time do Independente saiu sob aplausos e comemoração da torcida.

GOLS

O atacante Joãozinho abriu o placar para o Independente aos 49 minutos do primeiro tempo. O gol foi de pênalti. O atacante foi lançado e dividiu uma bola com Mota. O atacante caiu no gramado e o árbitro marcou a penalidade máxima no Navegantão. Joãozinho cobrou e marcou para o Galo Elétrico.

Dedé marcou o segundo para o Independente. Dedé subiu e cabeceou bem, no canto direito de Mota, para garantir a vantagem na semifinal do Parazão.

O Paysandu conseguiu diminuir a vantagem com gol de Nicolas. Após bate e rebate na área, Diego Matos cruzou perfeitamente para Nicolas, sozinho, cabecear para o gol. O atacante é o artilheiro do Paysandu na temporada, agora com quatro gols.

O Independente aumentou o placar aos 39 minutos com gol de Dedé. Em falha clara da zaga do Papão e boa jogada ensaiada, Dedé, cercado por três defensores, conseguiu cabecear para a rede após cobrança de falta.

EXPULSÃO 

Após o gol do Paysandu, o atacante Tiago Mandi reclamou e xingou o árbitro, sendo expulso da partida. Ele está fora da partida de volta pela semifinal do Parazão, que será na segunda-feira, às 20 horas, na Curuzu.

COMO FICA

O Independente está com boa vantagem para se classificar. Pode perder o jogo de volta por um gol de diferença que se classifica para a final. Qualquer empate também classifica o Independente para a final da competição. Se o Paysandu devolver o placar ou vencer de 2 a 0, a vaga será decidida nos pênaltis. O Paysandu precisa vencer por três gols de diferença para conseguir de forma direta classificação para a final do Parazão.

PRÓXIMO CONFRONTO

A próxima partida entre Paysandu e Independente será na segunda-feira (08), às 20 horas, no Estádio da Curuzu. É o duelo decisivo pela vaga na final do Parazão. A partida terá transmissão lance a lance no OLiberal.com.

Ficha Técnica

Independente x Paysandu
Fase semifinal  do Campeonato Paraense

Local: Estádio Navegantão – Tucuruí (PA)
Arbitragem: Djonaltan Costa Araújo (CBF)
Assistentes:  Hélcio Araújo Araújo Neves (CBF) e Rafael Ferreira Vieira (CBF)

Cartão Amarelo: Paulo Rangel, Caíque Oliveira, Fabio Alemão; Araújo, Renatinho
Cartão vermelho: Tiago Mandí

Gols: Joãozinho (49’/1ºT), Dedé (6’/2T; 39’/2ºT); Nicolas (20’/2º)

Independente – Redson; Daelson, Charles, Dedé e Mocajuba; Jarí, Renatinho, Chicão, Fazendinha (Araújo); Tiago Mandí e Joãozinho (Caça Rato)
Técnico: Charles Guerreiro

Paysandu – Mota; Fábio Alemão, Micael, Victor Oliveira e Diego; Caíque Oliveira, Marcos Antônio (Willyam) e Thiago Primão (Alan Calbergue); Elielton (Paulo Henrique), Nicolas, Paulo Rangel
Técnico: Léo Condé

O Liberal

Sobre o autor