Zenit se acerta com Nino e encaminha contratação do zagueiro do Fluminense

Clube russo aumenta proposta salarial para o jogador e vai pagar 5 milhões de euros (cerca de R$ 27 milhões) ao Tricolor

Nino está de saída do Fluminense. Após o Tricolor aceitar a proposta do Zenit, da Rússia, os europeus se acertaram com o jogador e encaminharam a contratação do zagueiro de 26 anos. Ele, assim como o volante André, era um dos principais cotados para deixar o clube em 2024.

A proposta do Zenit é de 5 milhões de euros (cerca de R$ 27 milhões), o que atende ao desejo do Fluminense. Já quanto ao salário, a oferta para Nino é superior ao que ele receberia quando quase se transferiu para o Tigres, do México, em 2022.

Nino sequer deve se reapresentar no dia 23 de janeiro, quando o elenco que disputou o Mundial de Clubes é esperado para se apresentar no CT Carlos Castilho.

Na negociação, o Fluminense se viu de mãos atadas. O contrato de Nino é válido até dezembro de 2024, mas o zagueiro recusou as ofertas de renovação para seguir o desejo de ir para a Europa. Esta é a última janela de transferência antes de ele poder assinar um pré-contrato e sair de graça.

No acordo entre clube e jogador, qualquer proposta de fora do país acima de 5 milhões de euros seria aceita. Além do Zenit, o Nottingham Forest e o Real Betis sinalizaram ao empresário do jogador o interesse em contratá-lo. Porém, nenhuma outra proposta oficial chegou até o Tricolor até a última atualização desta reportagem.

Nino desperta interesse há tempos

Nino chegou ao Fluminense em 2019, emprestado pelo Criciúma. Comprado ao fim da temporada, uma parte dos direitos do jogador ficaram com a equipe catarinense. Desde então, o zagueiro foi alvo de diversas propostas para sair do clube, como Arábia, México e Turquia.

As buscas dos dois primeiros países eram interessantes para o Fluminense financeiramente. No caso da proposta mexicana, o Criciúma que não aceitou o que era ofertado. A proposta turca chegou no meio de 2023 e foi recusada pelo Flu, que estava de olho no título inédito da Conmebol Libertadores.

Agora, a menos de um ano para o fim do contrato e sem a possibilidade de renovar com o Fluminense, Nino está na última janela de transferências em que pode render algum valor ao clube pela transferência. A partir de julho ele pode assinar pré-contrato com outro clube e sair de graça.

Pelo Fluminense, Nino tem 244 jogos e marcou 13 gols. Capitão da equipe tricolor, o zagueiro teve a temporada mais artilheira em 2023, ao fazer cinco gols. Natural do Recife, capital de Pernambuco, Nino começou na base do Sport, mas antes mesmo de estrear no profissional foi para Santa Catarina. Lá foi revelado pelo Criciúma.

Retirado do Globoesporte.com

Nino está próximo de deixar o Fluminense para jogar no Zenit, da Rússia (Foto: Marcelo Gonçalves/Fluminense FC)

Sobre o autor