O Vasco anunciou no fim da tarde desta sexta-feira a contratação do terceiro reforço para 2018, de olho na Conmebol Libertadores, torneio que o time cruz-maltino faz a estreia no próximo dia 31, diante do Universidad Concepción, no Chile. Trata-se do meia Thiago Galhardo, de 28 anos. O vínculo é válido por um ano, renovável pelo mesmo período caso seja interesse de ambas as partes ao fim do acordo inicial. Antes, o volante Leandro Desábato e o atacante Rildo tinham sido confirmados.
Thiago Galhardo, inclusive, já foi integrado ao elenco. Ele tem um pré-contrato assinado com o Vasco, uma espécie de termo de compromisso. O contrato definitivo deve ser assinado somente na terça-feira. O meia participou do treino à tarde no CT Vargem Grande, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, onde o time faz a pré-temporada. No período da manhã, o jogador fez uma bateria de exames médicos. Vale lembrar que ele pertencia ao Coritiba e acertou com o Vasco depois de ter rescindido na última quinta-feira, de forma amigável, o contrato que possuía com o time do Paraná.
Em 2017, Thiago Galhardo defendeu as cores do Albirex Niigata, do Japão, por empréstimo do Coritiba. No período, disputou 26 partidas com a camisa da equipe japonesa e fez três gols com quatro assistências no período. Não era apenas o Vasco quem estava interessado no jogador. O fato de a família dele ser do Rio de Janeiro e o Cruz-Maltino disputar a Libertadores de 2018 pesaram a favor do clube para a negociação ser sacramentada.
A atual diretoria do Vasco está no mercado de transferências sem muitos investimentos. Thiago Galhardo, Rildo e Leandro Desábato, os três reforços confirmados pelo Cruz-Maltino para esta temporada, chegaram sem custos – o trio estava sem vínculos com outros clubes, fazendo com que o Vasco arcasse somente com os salários. Esta postura seguirá no restante da montagem do elenco, já que há problemas financeiros – os pagamentos das folhas de novembro e 13º de 2017 estão atrasadas.
Vale lembrar que Thiago Galhardo começou a carreira no Bangu em 2010, clube de menor investimento do Rio de Janeiro. Ganhou protagonismo e se transferiu para o Botafogo no ano seguinte. Antes de ir para o Japão, defendeu também no Brasil as cores do Comercial, América-RN, Remo, Boa Esporte, Madureira e Ponte Preta. Galhardo deve estar à disposição do técnico Zé Ricardo para a estreia da temporada, dia 18, contra o Bangu, pelo Campeonato Carioca.
Lancenet