Tapajós x São Francisco: Um jovem clássico

A principal conquista de qualquer time que disputa uma divisão de acesso, seja lá qual for o torneio, sempre é a classificação para a divisão superior. Mesmo assim, a final da Segunda Divisão do Campeonato Paraense 2018 vai além da celebração pelo acesso dos dois times. São Francisco e Tapajós começam a semear uma rivalidade dando ares de clássico local para estes confrontos.

São Francisco e Tapajós em confronto pela primeira fase da Segundinha 2018
Foto: Gustavo Campos/GloboEsporte.com

O Tapajós tem apenas seis anos de fundação e está em sua 5ª participação no Campeonato Paraense somando divisão de acesso e elite. Logo em sua estreia na Segunda Divisão em 2014 o time conseguiu o acesso. Jogou a série A do estadual em 2015 e com uma bela campanha chegou a disputar as semifinais do primeiro turno, mas na colocação geral ficou com o 8º lugar. Em 2016 o time não foi tão bem e acabou sendo rebaixado. Em 2017 parecia que o Boto Santareno conseguiria retornar a elite, fez uma excelente campanha na primeira fase mas caiu no mata-mata.

Com a queda do São Francisco no ano passado a edição de 2018 da Segundinha teria a participação de duas equipes santarenas. Geralmente o torneio é realizado exclusivamente na cidade de Belém, o que acaba sendo um desafio extra para as equipes do oeste paraense. O que poderia ser um problema acabou sendo encarado como oportunidade. Tapajós e São Francisco uniram forças e conseguiram junto à Federação Paraense de Futebol que uma chave do torneio fosse disputado em Santarém. O Santa Rosa se juntou às equipes locais compondo a Chave A1 da competição.

O fator casa foi importante na campanha das equipes que avançaram na competição, conseguiram o acesso para a elite do Campeonato Paraense e agora se enfrentarão pelo título do torneio. Neste domingo os times estarão frente a frente pela 5ª vez. O Leão Azulino leva vantagem na curta história desses confrontos. São 3 vitórias e 1 empate.

As finais do Campeonato Paraense da Segunda Divisão acontecem neste domingo (02/12) às 18 horas e na próxima quarta-feira (05/12) às 20 horas no estádio Colosso do Tapajós. Em 2019, São Francisco e Tapajós se juntarão ao São Raimundo e mais uma vez a pérola do Tapajós terá o maior número de participantes no torneio (como aconteceu em 2016).

Histórico dos Confrontos

2015

São Francisco 1 x 0 Tapajós – Parazão – Fase de Grupos

2016

Tapajós 0 x 2 São Francisco – Parazão – Fase de Grupos

2018

São Francisco 2 x 0 Tapajós – Segundinha – Fase de Grupos

Tapajós 0 x 0 São Francisco – Segundinha – Fase de Grupos

Sobre o autor