Santa Cruz de la Sierra recebe decisão, e país sediará final única pela primeira vez desde que entidade adotou modelo em suas principais competições
A Conmebol anunciou que Santa Cruz de la Sierra vai receber a final da Copa Sul-Americana de 2025. A data prevista para a partida é o dia 22 de novembro, uma semana antes da decisão da Libertadores. Será a primeira vez que a Bolívia recebe uma final única, desde que a entidade adotou o modelo em seus dois principais torneios.
A Conmebol não anunciou o estádio da decisão, mas ela deve ocorrer no Ramón Tahuichi Aguilera, casa do Blooming e do Oriente Petrolero. O local tem capacidade para cerca de 35 mil torcedores. Santa Cruz de la Sierra está a pouco mais de 400 metros acima do nível do mar e, portanto, não tem uma altitude que afete tanto a performance das equipes.
Finais únicas da Sul-Americana
- 2019: Independiente del Valle 3 x 1 Colón (Nueva Olla, Assunção)
- 2020: Defensa y Justicia 3 x 0 Lanús (Mario Alberto Kempes, Córdoba)
- 2021: Athletico-PR 1 x 0 Bragantino (Centenário, Montevidéu)
- 2022: Independiente del Valle 2 x 0 São Paulo (Mario Alberto Kempes, Córdoba)
- 2023: LDU 1 (4) x (3) 1 Fortaleza (Domingo Burgueño, Maldonado)
- 2024: Racing 3 x 1 Cruzeiro (Nueva Olla, Assunção)
- 2025: Santa Cruz de la Sierra (estádio ainda não anunciado)
Será a sétima final única da Sul-Americana. O Brasil nunca recebeu uma partida decisiva do torneio e só teve um representante campeão desde que a Conmebol adotou o atual modelo, com o Athletico-PR, em 2021. Bragantino — contra o Furacão —, São Paulo, Fortaleza e Cruzeiro foram vice no período.
Atlético-MG, Corinthians, Cruzeiro, Fluminense, Grêmio, Vasco e Vitória estão na fase de grupos. Outros brasileiros podem entrar na disputa do torneio, que recebe os terceiros colocados da Libertadores. O sorteio dos confrontos do mata-mata será no dia 2 de junho.
Retirado do Globoesporte.com
Estádio Ramón Tahuichi Aguilera, em Santa Cruz de la Sierra, deve receber final da Sul-Americana — Foto: Divulgação