STJD marca para próxima quarta julgamento do caso entre Sport x Vasco

Previsto para última quinta-feira, julgamento acontecerá no dia 9 de novembro e pode ser decisivo na luta pelo acesso à Série A

O STJD reagendou para a próxima quarta-feira, às 11h, o julgamento envolvendo Sport e Vasco, por conta da confusão e da invasão de campo, no jogo na Ilha do Retiro, na partida válida pela 35ª rodada. Há uma expectativa grande em relação ao resultado, uma vez que existe a possibilidade de mudanças nas tabela da Série B.

Por conta da invasão em campo por parte da torcida do Sport no empate por 1 a 1 com o Vasco, na Ilha do Retiro, em 16 de outubro, o o clube pernambucano foi denunciado em três artigos do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (205, 211 e 213) e também nos artigos 19 e 20 do Regulamento Geral de Competições da CBF, podendo ser punido com perdas de mando de campo (de uma a dez partidas), multa e também perda do ponto conquistado na partida, com o Vasco sendo declarado vencedor. Nesse caso, o clube carioca chegaria a 61 pontos e estaria matematicamente classificado para a Série A de 2023.

Na última quarta, o procurador Ronaldo Piacente pediu o adiamento do julgamento alegando a necessidade de inclusão de novos fatos ao processo. Entre eles a denúncia do Vasco no artigo 257 (participar de rixa, conflito ou tumulto durante uma partida) e de Halls, goleiro reserva do clube carioca, por agressão. O pedido foi acatado, o que incomodou o Vasco, uma vez que o resultado será conhecido após a última rodada da Série B.

O clube carioca foi denunciado por participar de tumulto, infração descrita no artigo 257, parágrafo 3º, do CBJD e que prevê multa de até R$ 20 mil. Já o goleiro Halls foi identificado em vídeo correndo atrás de um atleta e desferindo um golpe similar a um chute contra o seu adversário. Para a Procuradoria a conduta do goleiro do Vasco está capitulado no artigo 254-A do CBJD por praticar agressão física. A pena prevista é de suspensão mínima de quatro partidas e máxima de 12.

Bahia e Ituano entraram como interessados no processo. Isso porque, caso o Vasco ganhe os pontos da partida contra o Sport, as duas equipes poderiam ser prejudicadas na luta pelo acesso.

Antes do julgamento, Vasco e Sport tentarão subir em campo no próximo domingo. A missão do clube carioca é menos complicado. Precisa empatar ou vencer o Ituano, em Itu. O Leão, por sua vez, precisar vencer o Vila Nova, de preferência por uma placar elástico, e torcer por uma combinação de resultados.

Retirado do Globoesporte.com

Jogo entre Sport e Vasco foi marcado por invasão de campo e muita confusão — Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press

Sobre o autor