Presidente do STJD determinou que o Ceará perca o direito à carga de ingressos nos jogos como visitante no Campeonato Brasileiro
O presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol, Otávio Noronha, deferiu parcialmente a liminar solicitada pela Procuradoria contra o Ceará pelas ocorrências na partida contra o Cuiabá, pela Série A.
Na noite desta terça (18), Otávio Noronha determinou que o Ceará mande jogos com portões fechados e perca o direito à carga de ingressos nos jogos como visitante no Campeonato Brasileiro.
Quanto ao pedido de interdição da Arena Castelão, o presidente do STJD indeferiu, mantendo o estádio liberado para receber jogos de futebol. A previsão é que o processo entre em pauta de julgamentos em primeira instância já na próxima semana.
– Com efeito, constam dos autos, documentos, imagens e reportagens, que dão conta do episódio do qual só se pode extrair, que por conta da ânsia pela disputa pela permanência na Série A pela Equipe do Ceará, nesta reta final do Campeonato Brasileiro, sua Torcida olvidou-se da paixão pelo Futebol, para declarar, e pior, travar, uma verdadeira guerra traduzida na absurda transformação da Praça Desportiva em palco de uma verdadeira batalha campal, impedindo inclusive, o regular final da partida, que acabou, interrompida – relatou Otávio Noronha.
Jogos que restam
O Vozão enfrenta ainda pela Série A, Atlético-GO, Internacional, Corinthians e Avaí, fora de casa, além de Fluminense e Juventude, no Castelão.
De forma preventiva
Vale destacar que as punições para Ceará e Sport aplicadas são de forma preventiva. Isso porque os clubes ainda serão julgados na próxima semana pela invasão de campo. Sport e Ceará foram denunciados em três artigos do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (artigos 205, 211 e 213) e também nos artigos 19 e 20 do Regulamento Geral de Competições da CBF.
Com isso, podem ser punidos com perdas de mando de campo (de um a dez jogos), multa (que pode chegar a R$ 100 mil) e também a perda dos pontos da partidas nas quais ocorreram as invasões (Vasco e Cuiabá seriam declarados vencedores).
Antes do fim do jogo entre Ceará e Cuiabá na Arena Castelão, torcedores do Ceará iniciaram uma confusão na arquibancada, pouco antes do gol de empate do Vovô. Alguns até invadiram o gramado e foram cobrar os jogadores. Os atletas correram em direção aos vestiários. O jogo foi encerrado por falta de segurança.
A confusão começou na arquibancada na reta final, quando o Ceará havia acabado de empatar a partida. Com isso, alguns torcedores acabaram correndo das arquibancadas para o campo para fugir do tumulto.
A situação piorou quando alguns torcedores invadiram o gramado no intuito de cobrar alguns jogadores do Ceará. Os atletas, para se proteger, correram para os vestiários.
Nos vestiários, o árbitro da partida entendeu que devia encerrar o jogo.
Retirado do globoesporte.com
Confusão, Ceará, Cuiabá — Foto: Thiago Gadelha/SVM