A nona edição da Série D do Campeonato Brasileiro acontece neste ano e começa a ter suas primeiras definições. Nesta quinta-feira(9), a Confederação Brasileira de Futebol divulgou a tabela básica do torneio. Após mudança no formato de classificação para esse ano, pela primeira vez a tabela da competição é divulgada com todos seus participantes definidos.
A partir de agora, os clubes envolvidos com a disputa da Série D passam a contar com calendário de competições para os dois semestres, como já acontece com participantes das séries A, B e C. São nove meses em que as equipes estarão envolvidas em pelo menos dois campeonatos, de acordo com o Calendário do Futebol Brasileiro: Campeonato Estadual, entre os meses de janeiro e maio e o Campeonato Brasileiro Série D, de maio a setembro.
Entre as vantagens da garantia de calendário está a possibilidade de firmar contratos mais longos com os jogadores, na montagem de uma base para todo o ano. O planejamento financeiro também é facilitado, já que as agremiações podem criar projetos mais longos de investimento junto a patrocinadores, visando todas as competições do ano.
A Série D foi ampliada com a inclusão de mais 28 clubes no ano passado, passando de 40 para 68 participantes. A CBF apoia todas os clubes, arcando com os custos de taxa de arbitragem, passagem aérea, alimentação e hospedagem das delegações.
O sistema de disputa da Série D consiste em 17 grupos de quatro clubes cada. Avançam para a Segunda Fase os primeiros de cada grupo e os 15 melhores segundos colocados, em soma de 32 clubes. A partir desta etapa, a competição é disputada em sistema de mata-mata, com mais cinco fases até a definição do título.
São Francisco e São Raimundo serão os representantes paraense na disputa da série D. O time alvinegro está no Grupo A2 com Gurupi-TO, Baré -RR e Fast-AM. O azulino santareno vai enfrentar o Genus-RO, Rio Branco-AC, e São Raimundo-RR.
No dia 21 de maio teremos a estreia dos clubes paraense, o São Raimundo joga no Colosso do Tapajós contra o Gurupi-TO e o São Francisco estreia fora de casa enfrentando o Genus em Rondônia.
Futebol do Interior