Virada do Colorado veio com um golaço do lateral-esquerdo Renê
O Internacional superou o São Paulo por 2 a 1, de virada, no Beira-Rio, em jogo válido pela 23ª rodada do Brasileirão. Calleri abriu o placar para o Tricolor ainda no primeiro tempo, de pênalti. No segundo tempo, Fabricio Bustos e Renê viraram o jogo para o Colorado, e deram números finais ao placar.
Com este resultado, o Internacional deu fim a uma seca de vitórias que já durava 10 jogos no Campeonato Brasileiro, e agora ocupa a 10ª colocação na tabela da competição. Por outro lado, o São Paulo segue sem vencer no campeonato – este foi o sétimo jogo sem vitórias – e continua despencando na tabela, ocupando a 12ª posição na classificação.
CINCO LANCES QUE MARCARAM A PARTIDA
>!A PRIMEIRA DO JOGO! A primeira chance clara do jogo surgiu aos 17 minutos de jogo, em cobrança de escanteio do São Paulo. No meio dos zagueiros, o baixinho Lucas subiu e finalizou de cabeça, tirando do goleiro Keiller. A bola passou à direita do gol, com perigo.
>!NO PAAAAAAU! Aos 40 minutos da primeira etapa, mais uma vez em cobrança de escanteio, Calleri subiu e cabeceou no canto do goleiro do Internacional. Caprichosamente, a bola bateu na trave. Não foi dessa vez que o artilheiro do São Paulo encerrou o jejum de gols.
>!QUE LAMBANÇA! E as saídas de bola com o goleiro fizeram mais uma vítima no futebol brasileiro. Keiller dominou errado após recuo e perdeu o controle da bola. Alisson foi para a disputa e acabou derrubado pelo goleiro do Internacional. Pênalti para o São Paulo, convertido por Calleri aos 49 do primeiro tempo.
>!BOMBA DO BUSTOS! A pressão do Internacional no início do segundo tempo era brutal! Em um dos vários lances de ataque, uma bola cruzada do lado esquerdo atravessou toda a área e morreu no pé de Bustos. Na risca da pequena área, o lateral-direito encheu o pé para empatar o jogo.
>!VIRA, VIROU! O gol de Renê fez valer o preço do ingresso. Após bater a marcação do meio-campo em uma boa tabela com Alan Patrick, o lateral-esquerdo não hesitou e acertou um foguete no canto esquerdo de Rafael, para colocar o Colorado à frente no placar.
COMO FOI O PRIMEIRO TEMPO?
O Internacional começou o jogo marcando a saída de bola do São Paulo e exercendo pressão, tentando utilizar o ‘fator casa’ a seu favor. O Tricolor não apenas se segurou como, aos poucos, foi se acertando no jogo e arranjando formas de sair da marcação do Colorado. O time de Dorival levou muito perigo nas bolas paradas e contou com a ajuda de Keiller para abrir o placar já nos acréscimos.
E A ETAPA FINAL?
Mais uma vez, o Internacional começou a segunda etapa pressionando o São Paulo. Dessa vez, no entanto, o Tricolor não soube o que fazer para escapar da marcação na saída de bola e acabou engolido pelo rival. A proposta do Internacional surtiu efeito e o time virou o jogo ainda na primeira metade do tempo, enterrando qualquer chance de reação do São Paulo.
O QUE VEM POR AÍ?
O São Paulo volta todas as suas atenções para a primeira partida da final da Copa do Brasil, diante do Flamengo no Maracanã. O jogo está marcado para o domingo (17), às 16 horas (de Brasília) e é o primeiro passo do Tricolor na busca pelo título inédito. O Internacional, por sua vez, volta a campo apenas na próxima semana, no dia 21 (quinta-feira), diante do Athletico-PR na Arena da Baixada, pelo Brasileirão.
FICHA TÉCNICA
INTERNACIONAL 2 x 1 SÃO PAULO
Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Data e hora: 13/09/2023 (quarta-feira), às 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Paulo Cesar Zanovelli da Silva (Fifa/MG)
Assistentes: Felipe Alan Costa de Oliveira (MG) e Leone Carvalho Rocha (GO)
VAR: Rodolpho Toski Marques (VAR-Fifa/PR)
Público e renda: 20.763 pessoas e R$ 318.063,00
Cartões amarelos: Gabriel Mercado (18’/1ºT), Gabriel (30’/1ºT), Keiller (47’/1ºT), Matheus Dias (52’/2ºT) e Lucca (53’/2ºT) para o Internacional; Diego Costa (19’/1ºT), Pablo Maia (41’/1ºT) e Rafinha (30’/2ºT) para o São Paulo.
Cartões vermelhos: não houve
Gols: Calleri (49’/1ºT) (0-1), Fabricio Bustos (14’/2ºT) (1-1) e Renê (25’/2ºT) (2-1)
INTERNACIONAL: Keiller; Fabricio Bustos, Hugo Mallo, Gabriel Mercado (Nicolás Hernández, no intervalo) e Renê; Gabriel (Rômulo, no intervalo), Bruno Henrique (Matheus Dias, aos 44’/2ºT) e Alan Patrick (Campanharo, aos 47’/2ºT); Maurício (Igor Gomes, aos 32’/2ºT), Wanderson e Lucca. Técnico: Eduardo Coudet
SÃO PAULO: Rafael; Rafinha (Nathan, aos 35’/2ºT), Diego Costa, Lucas Beraldo e Caio Paulista (Patryck, no intervalo); Pablo Maia, Alisson, Wellington Rato e Lucas Moura (Michel Araújo, aos 24’/2ºT); Luciano (Rodrigo Nestor, aos 24’/2ºT) e Calleri (Alexandre Pato, aos 35’/2ºT). Técnico: Dorival Júnior
Retirado do Lancenet
Diego Costa (esquerda) e Rafinha (direita) tentam marcar Alan Patrick (centro) durante Internacional x São Paulo (Foto: EDU ANDRADE/FatoPress)