Santos pressiona no fim, mas perde para o Newell’s e está praticamente fora da Sul-Americana

Marcos Leonardo, Sforzo e Portillo marcaram os gols do jogo

Santos recebeu o Newell’s Old Boys (ARG) na Vila Belmiro nesta terça-feira (6) e foi derrotado por 2 a 1. Agora, uma classificação para o mata-mata da Sul-Americana virou uma ‘missão impossível’. Isso porque o Audax Italiano (CHI), vice-líder do grupo, precisa de apenas um empate para eliminar o Peixe.

O time argentino saiu na frente na primeira etapa. O Alvinegro chegou ao empate em pênalti cobrado por Marcos Leonardo, mas Portillo garantiu a vitória dos ‘hermanos’.

AULA DE ARQUIBANCADA

Os torcedores argentinos fizeram ‘invasão’ no litoral paulista. Lotando dois setores da Vila Belmiro, a torcida do Newell’s fez muito barulho no estádio antes da bola rolar, e o Santos precisou aumentar o volume das músicas no sistema de som com músicas para abafar as cantorias.

NAS TORCIDAS, FESTA. EM CAMPO…

Enquanto os torcedores ‘duelavam’ nas arquibancadas, Peixe e o Newell’s Old Boys não criaram praticamente nada em mais da metade da primeira etapa. O principal avanço santista se deu em contra-ataque puxado por Soteldo, aos 6′, que resultou em falta perto da área. Lucas Lima cobrou, e o goleiro Hoyos defendeu.

‘HERMANOS’ CRESCEM

O time argentino, que não precisava do resultado, estava ‘tranquilo’ em campo, se sentindo em casa. Enquanto isso, o Peixe foi inofensivo para quem necessitava dos três pontos. Na reta final do primeiro tempo, o Newell’s passou a ameaçar em bolas paradas. Até que, em rebote de João Paulo na área, Juan Sforza abriu o placar.

TIROU O FIO QUE LIGA

Aos 11 minutos do segundo tempo, parte dos refletores da Vila apagaram, e o jogo foi paralisado por problemas na iluminação.

ML9 VOLTOU! MAS QUASE NÃO DEU TEMPO DE COMEMORAR…

Após ficar ausente servindo a Seleção Brasileira Sub-20, Marcos Leonardo retornou ao Santos, sofreu pênalti, cobrou e empatou a partida, incendiando a Vila Belmiro. O lance ocorreu logo após o ‘apagão’ no estádio.

Na sequência do empate santista, Recalde cobrou falta no travessão e, no rebote, Aguirre desempatou. Porém, Sordo estava em posição ilegal quando disputou a bola com Lucas Pires, e o gol foi anulado.

ABAFA DEU ERRADO

Odair tirou os dois laterais do time e colocou Ângelo e Lucas Braga em campo. O Santos apostou no ‘tudo ou nada’, mas o Newell’s puxou contra-ataque, e Portillo marcou golaço para garantir a vitória argentina.

SEQUÊNCIA

Em situação ainda mais difícil na ‘Sula’, o Santos visita o Coritiba neste sábado (10), no Couto Pereira, pela 10ª rodada do Brasileirão.

SANTOS 1 X 2 NEWELL’S OLD BOYS
Copa Sul-Americana – Fase de grupos – Quinta rodada

Data e horário: 6 de junho de 2023, terça-feira, às 21h30 (de Brasília)
​Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Árbitro: Jesús Valenzuela (VEN)
Assistentes: Jorge Urrego (VEN) e Tulio Moreno (VEN)
VAR: Antonio Garcia (VEN)
Público e renda: 6.204 pessoas e R$ 293.810
Cartões amarelos: Dodi (Santos); Pittón (Newell’s)
Cartões vermelhos:

Gols: Sforza (46′ 1T), Marcos Leonardo (34′ 2T) e Portillo (52′ 2T)

SANTOS
João Paulo; Nathan (Ângelo ’44 2T), Messias, Luiz Felipe (Maicon ’29 2T) e Lucas Pires (Lucas Barbosa ’44 2T); Alison (Ivonei / 23′ 2T), Dodi e Lucas Lima; Mendoza (Patati / 23′ 2T), Soteldo e Marcos Leonardo. Técnico: Odair Hellmann.

NEWELL’S OLD BOYS 
Hoyos; Jherson Mosquera, Ortiz, Willer Ditta e Bruno Pittón (Martino / 35′ 2T); Juan Sforza, Iván Gómez e Cristian Ferreira (Portillo / 48′ 2T); Brian Aguirre (Velásquez / 48′ 2T), Recalde e Ramiro Sordo. Técnico: Gabriel Heinze

Retirado do Lancenet

Peixe se complicou ainda mais na ‘Sula’ (Foto: Nelson Almeida/ AFP)

Sobre o autor