Recordista de jogos pelo Brasil e ouro no Pan de 1987, Gerson Victalino morre aos 60 anos

Ex-pivô da seleção brasileira de basquete lutava contra a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), diagnosticada no fim de 2019

O Brasil perdeu, nesta quarta-feira, dia 29 de abril, uma de suas maiores lendas do basquete nacional. Gerson Victalino, jogador que mais vezes vestiu a camisa da seleção e se sagrou campeão no Pan-Americano de Indianapólis, em 1987, morreu em casa, aos 60 anos, em decorrência de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA).

Gerson começou no basquete aos 18 anos, mas primeiro se destacou no futebol por conta de sua altura. Fez sua estreia como profissional em 1979, pelo Ginástico, em Minas Gerais. Em 1981, atuou pela primeira vez na seleção brasileira, no Sul-Americano, sob comando de Claudio Mortari, anotando sete pontos na vitória sobre o Chile por 100 a 43, em Montevidéu. Desde então, se tornou o atleta que mais vezes vestiu a camisa do Brasil, se despedindo nas Olimpíadas de 1992, no jogo que decidiu o quinto lugar para o país diante da Austrália, com 14 pontos. Entre Olimpíadas, Mundiais, Copas Américas, Sul-Americanos e Jogos Pan-Americanos, Gérson fez 93 partidas em torneios FIBA pela seleção.

https://globoesporte.globo.com/

Sobre o autor