Prefeito do Rio explica o plano para volta de público aos estádios, mas não garante dia 10 de julho

Previsão é de que as partidas na cidade possam receber 1/3 da capacidade do estádio a partir do dia 10 de julho, mas prefeito não garante que a data será essa. Ferj crê em mudança apenas no Brasileiro

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, concedeu entrevista coletiva na tarde desta terça-feira e explicou detalhes do planejamento da volta do público aos estádios na cidade, a partir do dia 10 de julho, com 1/3 da capacidade. Mas Crivella disse que não há garantia de que esta data seja cumprida.

– O prefeito não é autorizado a fazer abertura antes da data autorizada pelo conselho científico. Eles analisam a parte médica, e o prefeito vê a parte de transporte, segurança, política… como a população recebe essas medidas. O conselho diz: dia 10. Não quer dizer que é dia 10. A mesma coisa aconteceu quando dissemos que poderia abrir o shoppings. Teve shopping que não abriu. Estamos analisando, pedindo ajuda da Polícia Militar, se podemos garantir que todo o público estará de máscara e que nos transportes não vai ter aglomeração – disse o prefeito.

A Federação de Futebol do Rio de Janeiro emitiu nota nesta terça e informou que, diante do pouco tempo restante para o fim do Carioca, o retorno do público aos estádios só deverá acontecer no Campeonato Brasileiro.

O documento chamado “Medidas para o retorno das atividades esportivas – Futebol”, da Vigilância Sanitária da Prefeitura do Rio de Janeiro, quer moldar o retorno do público aos estádios na cidade. O texto, com as chamadas “regras de ouro”, prevê escalonamento de horários para chegada ao estádio já no ingresso vendido – com proibição de acesso caso o torcedor não cumpra o determinado -, orientação de torcedores para ocupação de assentos sinalizados nas arquibancadas e máscaras obrigatórias em todos locais.

O texto do decreto da prefeitura permite :

  • Competições esportivas com capacidade simultânea máxima de 1/3, sem ultrapassar a regra de 4m² por pessoa;

https://globoesporte.globo.com/

Sobre o autor