Pela Série C, Remo empata com Botafogo-PB e aumenta jejum de vitórias para sete jogos

Leão continua em terceiro, agora com 10 pontos

A panela de pressão do Remo está fervilhando cada vez mais. Neste domingo, o Leão ficou no empate sem gols contra o Botafogo, no Manguerião, em Belém, e estacionou na classificação da Série C do Campeonato Brasileiro. O jogo, que teve um minuto de silêncio em respeito à morte do ídolo remista, Bira, foi válido pela sétima rodada da competição.

Com o resultado, o Remo chegou ao sétimo jogo sem vencer, contando Campeonato Paraense e Série C. Além de ter perdido o título para o maior rival, a equipe deixou a liderança do Grupo A, caindo para terceiro lugar, com 10 pontos. O Botafogo, por sua vez, subiu para o sétimo lugar, em oito pontos, ainda longe da zona de rebaixamento.

O JOGO
Quando a bola rolou, o Remo sentiu falta de seu principal articulador, o veterano Eduardo Ramos, e foi presa fácil para o Botafogo. O time paraibano conseguiu chegar ao campo de ataque com passes rápidos, mas acabou pecando nas finalizações e no último passe, buscando Ramon.

Apesar do domínio dos visitantes, quem teve a principal chance no primeiro tempo foi o Remo. Marlon encontrou espaço pela esquerda e cruzou na cabeça de Hermel. O atacante cabeceou firme, mas Samuel fez um pequeno milagre e evitou que o gol saísse antes do intervalo.

O panorama do jogo se manteve no segundo tempo, com o Botafogo encontrando espaços entre os zagueiros, mas tendo dificuldades para finalizar. Os visitantes até chegaram a balançar as redes com Lohan, aos 18 minutos, mas a arbitragem assinalou falta em cima de Gilberto Alemão e invalidou o lance.

O Remo aumentou a pressão quando o Botafogo ficou com dez após a expulsão de Donato após o segundo amarelo. Sem inspiração, o Leão tentou por cima. Primeiro, Fredson, livre de marcação, mandou para fora. Depois, foi a vez de Marlon testar firme. Desta vez, porém, Samuel salvou em cima da linha.

PRÓXIMOS JOGOS
O Botafogo volta a jogar contra o Paysandu, no próximo sábado, às 19 horas, no Almeidão, em João Pessoa. No domingo, o Remo encara o Manaus, às 18 horas, novamente no Mangueirão, em Belém

Sem ganhar há seis partidas, o Remo entrou em campo no início da noite deste domingo (20) e não passou de um empate sem gols – a terceira partida que termina em 0 a 0 na rodada – com o Botafogo-PB, no Mangueirão. Com o empate, o Leão continua na zona de classificação para o mata-mata, mas vê os adversários se aproximarem. O Belo também permanece na posição inicial, em oitavo.

VEJA COMO FOI O JOGO PELO LANCE A LANCE

Sem ganhar seis partidas, o Remo entrou em campo no início da noite deste domingo (20) e não passou de um empate sem gols – a terceira partida que termina em 0 a 0 na rodada – com o Botafogo-PB, no Mangueirão. Com o empate, o Leão chega aos 10 pontos, continua na zona de classificação para o mata-mata, mas vê os adversários se aproximarem. O Belo também permanece na mesma posição, em oitavo, agora com sete pontos.

ASSISTA AOS MELHORES MOMENTOS DA PARTIDA

PRIMEIRO TEMPO

Atendendo aos pedidos da torcida azulina, o técnico Mazola Junior tirou um dos volantes do time titular – Gelson – e colocou o meia-atacante da base Hélio Borges. Outra mudança foi a entrada do zagueiro Fredson, após a punição que recebeu depois de ser expulso no Re-Pa, na final do Parazão. Já o atacante Gustavo Ermel substituiu o agora ex-Remo Zé Carlos.

O Remo começou bem o jogo e logo aos cinco minutos, o atacante Tcharlles cruzou para a área e o volante Lucas Siqueira, livre de marcação, cabeceia errado, para fora. Logo em seguida, foi a vez do Botafogo-PB ir para o ataque. No levantamento à área, Ramon caiu, pediu um pênalti, mas o árbitro nada marcou.

A partir daí, o Leão até conseguiu ter alguns contra-ataques, no entanto, cedeu a bola para o adversário. O Botafogo, com mais posse, criou diversos lances de perigo e colocou os donos da casa em apuros.

SEGUNDO TEMPO

No segundo tempo, o panorama se manteve por boa parte de desta etapa. Aos 19, o grande susto para o Remo: Rodrigo Andrade cobra escanteio na medida e Lohan cabeceia para dentro do gol. No entanto, o árbitro anula após marcar uma falta do jogador do Bota em cima do zagueiro Gilberto Alemão. Pouco depois, o lateral-esquerdo Marlon chutou forte de fora da área e o goleiro adversário segurou firme.

Após os 30, o Remo subiu as linhas para tentar pressionar o Botafogo-PB, mas foi na bola parada que teve perigo. Em cobrança de escanteio de Eduardo Ramos, Fredson chegou livre e cabeceou. A bola foi para fora, mas assustou o goleiro Samuel.

Aos 36, falta dura em cima de Tcharlles fora da área. Donato já tinha cartão amarelo, recebeu o segundo e foi expulso. Charles cobrou direto para o gol e Samuel, com a ponta dos dedos, colocou para escanteio. Marlon cruzou e Eduardo Ramos cabeceou para o gol, mas o goleiro adversário tirou o gol da vitória do Remo.

FICHA TÉCNICA

Local: Mangueirão – Belém (PA)

Horário: 18h

Data: 20.09.2020

Árbitro: Alinor Silva da Paixão (MT)

Auxiliares: Marcelo Grando (MT) e Fernando Kruger (MT)

Cartões amarelos: Gilberto Alemão, Fredson, Tcharlles e Eduardo Ramos (Remo); Marcos e Marcelo (Botafogo)

Cartões vermelhos: Donato (Botafogo)

Gols: Não houve

REMO: Vinícius; Rafael Jansen, Gilberto Alemão, Fredson, Marlon; Charles, Hélio (Dioguinho), Lucas Siqueira e Carlos Alberto (Eduardo Ramos); Gustavo Ermel (Wallace) e Tcharlles. Técnico: Mazola Júnior.

BOTAFOGO: Samuel; Marcos, Marcelo, Donato e Cristianno; Juninho (Erivelton), Higor (Léo Moura), Ramon (Dico), Vitinho e Rodrigo Andrade; Lohan (Luis Gustavo). Técnico: Rogério Zimmermann.

Foto: Cristino Martins / OLiberal

Sobre o autor