No aniversário de 106 anos, o Paysandu ganhou um “presente de grego” do Castanhal, neste domingo (2). O Papão foi derrotado pelo Japiim por 3 a 2, num jogo cheio de alternativa e de viradas. O Japiim liquidou a fatura em dois minutos com dois gols do atacante ex-Paysandu, João Leonardo. Com sucesso em pleno Mangueirão, o Castanhal entrou no G4 do Parazão. O Papão, antes invicto e líder, caiu para o terceiro lugar.
O Paysandu começou dando ordem no jogo. Em cobrança de escanteio, Nicolas cabeceou e o goleiro Arthur espalmou. Foi apenas um ensaio! Aos sete minutos, o Castanhal abriu o placar em um lance de três toques de bola. O zagueiro Cleberson lançou a bola para meio, o atacante Bruno Santa Maria ganhou a jogada de Wesley Matos, que ficou para trás, avançou e bateu cruzado para Pecel completar para o gol. Gabriel Leite ainda bateu na bola, mas não conseguiu fazer a defesa.
O gol esfriou os bicolores, que começaram cometer falhas. O lateral Tony barrou de forma violenta a subida de PC Timborana e recebeu um cartão amarelo que viria a ser caro para o clube. O Paysandu, confuso, não criava nada positivo. O Castanhal, manhoso, tocava a bola e arriscava chutes de longe. Aos 21 minutos, Keoma quase marca. A situação ficou pior ainda com a expulsão do lateral Tony, que voltou a tomar um passe nas costas e se viu obrigado a cometer nova falta dura. Aos 29 minutos do primeiro tempo, o camisa 2 do Bicola foi expulso de campo.
O Castanhal seguia dando susto. Aos 31 minutos, Timnorana entrou e a bola passou na frente de Pecel. Aos 34 minutos, Fazendinha saiu da marcação e bateu de esquerda. Gustavo Leite defendeu. No segundo tempo, o Papão voltou com Anderson Uchôa e Uilliam como novidades e começou avassalador, buscando o empate. A pressão do Paysandu deu certo o empate aconteceu aos 14 minutos, com Caique Oliveira. Uilliam cruzou e Caíque completou com pé esquerdo.
O recuo exagerado do Castanhal fez o Paysandu aumentar a pressão. Aos 28 minutos, num lance polêmico, Nicolas marcou o gol da virada. A zaga aurinegra bateu cabeça em uma sobra na frente da área e o artilheiro fez prevalecer o faro de gol. Ele dominou de frente para o goleiro Arthur e tocou no cantinho.
O Papão, já visivelmente cansado, passou tocar mais a bola. O Japiim, por sua vez, jogou-se ao ataque. Aos 38, Pecel recebeu na entrada da área, puxou da esquerda para o meio e chutou forte, mas a redonda passou por cima do travessão. Aos 43, porém, um cruzamento da direita encontrou o atacante que tinha acabado de entrar, João Leonardo. Entre os zagueiros do Papão, o centroavante que foi dispensado do Bicola em 2019 sem nem mesmo ter jogado, subiu bem e testou forte para empatar. Três minutos depois, a estrela do ex-bicolor brilhou novamente. Bola alçada na defesa do Papão, João Leonardo subiu e cabeceou sem chances para Gabriel Leite.
Castanhal 3 x 2 Paysandu
Castanhal – Arthur; Léo Rosa, Cleberson, Lucão e PC Timborana; Samuel (Dioguinho), Marcos, Keoma e William Fazendinha (João Leonardo); Bruno Santa Maria (Wilker) e Pecel. Técnico: Arthur Oliveira
Paysandu – Gabriel Leite; Tony, Micael, Wesley Matos e Diego Matos; Caíque Oliveira, Serginho e Alex Maranhão (Uilliam); Vinícius Leite, Deivid Souza e Nicolas. Técnico: Hélio dos Anjos
Gols: Castanhal – Pecel (7’/1ºT) e João Leonardo (43′ e 46′ do 2ºT); Paysandu – Caíque Oliveira (14’/1ºT) e Nicolas (28’/2°T)
Cartão Amarelo: PC Timborana, Samuel, Dioguinho (Castanhal); Vinicius Leite, Caique Oliveira (Paysandu).
Cartão Vermelho: Tony (Paysandu)
Árbitro: Marco José Soares de Almeida
Renda: R$153.690,00
Público 8.120 (Pag. 6.795 e cred. 1.325)
O Liberal