Parazão terá o mesmo formato de disputa usado em 2022 e final terá uso do VAR nos dois jogos da decisão.

Reunião define potes de sorteio e data de início do Parazão

Com o ano de 2022 já se aproximando do final, a Federação Paraense de Futebol (FPF) em conjunto com os 12 clubes que irão participar da próxima edição do Campeonato Estadual, começam a se planejar visando a definição da disputa. E para isso acontecer, as datas de abertura e encerrado, o formato da competição e até mesmo a definição sobre o uso do VAR, já foram elaborados. 

Na tarde desta terça-feira (8), a reunião do pré-conselho técnico na sede da FPF, em Belém, contou com representantes dos clubes que apresentaram novas propostas para modificação no formato de disputa da fase classificatória – São Francisco e Bragantino queriam com seis times em dois grupos e o Caeté em turno único), foi definido através de votação que a fórmula de disputa será a mesma que foi usada na temporada atual.

Também ficou definido o critério de classificação para as fases seguintes da competição. Diferente de 2022, em que os clubes confirmavam suas vagas através da pontuação somada dentro dos seus grupos, para o campeonato de 2023, os oito clubes que avançarem para as quartas de final, serão confirmados por meio da classificação geral da competição, com os confrontos sendo disputados em formato olímpico: 1º x 8º, 2º x 7º, 3º x 6º e 4º x 5º.

Com relação a distribuição dos grupos, foi confirmado que, na próxima segunda-feira (14), será realizada uma nova reunião entre clubes e Federação, no qual, aí sim, os times irão conhecer os seus adversários com a divulgação da tabela da competição que será apresentada após a definição das chaves que terá a presença de quatro equipes em cada uma delas.

Ainda sobre o sorteio dos grupos, Clube do Remo, Paysandu e Tuna Luso serão os cabeças, pelo fato de serem campeão, vice e terceiro lugar, na edição de 2022, respectivamente. O pote 1 terá: Itupiranga, Águia de Marabá e Independente. O pote 2 contará com: Bragantino, Vice da Série B e Tapajós. E o pote 3, com: Campeão da Série B, Castanhal e Caeté.

Diferente do calendário divulgado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que mostra o começo dos estaduais para o dia 15 de janeiro, a abertura do Campeonato Paraense de 2023 irá acontecer somente no dia 21 de janeiro, com a presença do Clube do Remo realizando a partida inicial. Com isso, serão utilizadas 14 datas para a realização da competição estadual. Sobre a decisão, o presidente Ricardo Gluck Paul, reiterou o que já havia antecipado ao DOL que nos dois jogos da final, haverá o uso do VAR.

Retirado do DOL

Foto de Divulgação

Sobre o autor