Equipe alviverde vence jogo duro por 2 a 1, com dois gols de bola parada ainda no primeiro tempo, chegando a 13 pontos na competição
Com dois gols de bola parada no primeiro tempo, o Palmeiras destravou o jogo e venceu o Independiente del Valle, nesta quarta-feira (15), por 2 a 1, pela quinta rodada da fase de grupos da Copa Libertadores. O resultado permitiu ao time alviverde alcançar a classificação antecipada, aliada a uma marca histórica que demonstra o peso da equipe no cenário continental.
Pela oitava vez seguida, o Verdão está no mata-mata da Copa Libertadores. Os triunfo também dá ao Alviverde a liderança geral da competição. Com 13 pontos, o time de Abel Ferreira chegará na rodada final contra o San Lorenzo, no Allianz Parque, no próximo dia 30, dependendo apenas das próprias pernas para se colocar a frente de todos na fase de grupo.
Os gols da partida foram marcados por Richard Ríos, com uma linda cobrança de falta, e Gustavo Gómez, de pênalti. No segundo tempo, o rival equatoriano endureceu o jogo, e Lautaro Díaz descontou com uma bela jogada individual.
Com a derrota, o Del Valle caiu para a terceira posição do grupo F, com quatro pontos. Mas, chegará na rodada decisiva ainda com chances de avançar de fase.
Próximo jogo
Com o adiamento das duas próximas rodadas da Série A do Campeonato Brasileiro por conta das chuvas no Rio Grande do Sul, o Palmeiras joga na próxima quinta-feira (23), às 19h (de Brasília), na partida de volta pela terceira fase da Copa do Brasil.
O Verdão duela contra o Botafogo-SP, no estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto, e tem a vantagem do empate, após vencer a primeira partida por 2 a 1.
O jogo
Escalação ofensiva
O técnico Abel Ferreira montou uma equipe extremamente ofensiva. Ao sacar Raphael Veiga para colocar mais um atacante, ele montou uma linha de frente com quatro peças: Estêvão, Endrick, Flaco López e Lázaro.
Sem criatividade
Mesmo com muitos atletas ofensivos, a equipe alviverde sofreu, novamente, com falta de criatividade. Apesar de ter mais a bola, criou poucas chances claras.
Nesse cenário, o jogo ficou escasso de emoção. Com dois chutes de longa distância disparados por Caicedo, no primeiro minuto e aos 14, o Del Valle era quem mais perto do gol chegava ao apostar em transições rápidas.
Um tiro de Richardo Ríos
Enquanto isso, o Palmeiras tentava se virar, alçando bolas aéreas até que foi marcada uma falta da intermediária. Richard Ríos decidiu resolver sozinho e disparou um chute muito forte para fazer um golaço, aos 35 minutos.
Um pênalti para Gustavo Gómez
Depois, o Palmeiras ampliou o marcador na reta final do primeiro tempo, aos 47 minutos. Após um cruzamento, Flaco López cabeceou, e a bola foi no braço de Landázuri. Pênalti marcado.
Na cobrança, o capitão paraguaio converteu sem chances para entrar na história mais uma vez. Agora, ele é o maior zagueiro-artilheiro da história alviverde, ao lado de Luís Pereira, com 36 gols.
Segundo tempo
Na volta do intervalo, o Del Valle voltou mais incisivo com as entradas de Lautaro Díaz mais centralizado e a jovem promessa Lerma, vendida ao Borussia Dortmund, aberta pela esquerda do ataque equatoriano.
Apreensão com Endrick
Aos 15 minutos, o Palmeiras viu o cenário ficar ainda mais delicado, quando o atacante Endrick sentiu dores musculares na perna direita e pediu para ser substituído, causando apreensão nos torcedores às vésperas da despedida para ir defender a Seleção Brasileira na Copa América e depois o Real Madrid.
Del Valle endurece jogo
A tensão cresceu ainda mais no Allianz Parque, que viu o time perder uma de suas estrelas e presenciou o Del Valle melhor no início do segundo tempo. Nesse cenário, a equipe equatoriana diminuiu a desvantagem em uma jogada individual de Lautaro Díaz, que se livrou de dois defensores e chutou no contrapé de Weverton, aos 18.
O Del Valle seguiu incomondando o Palmeiras. Mas, em seguida, Abel Ferreira fez mexidas na equipe, reforçou a defesa com três zagueiros e conseguiu amenizar a pressão.
Palmeiras 2 x 1 Independiente del Valle
Palmeiras
Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Zé Rafael, Richard Ríos (Rômulo); Estêvão (Mayke), Endrick (Raphael Veiga), Flaco López (Rony) e Lázaro (Luan). Técnico: Abel Ferreira
Independiente del Valle
Guido Villar; Landázuri, Carabajal, Richard Schunke e Beder Caicedo (Medina); Ortíz, Alcivar, Renato Ibarra (Lautaro Díaz), Kendry Páez e Arroyo (Lerma); Michael Hoyos (Bolaños). Técnico: Javier Gandolfi
Gols
Richard Ríos (35min1ºT) e Gustavo Gómez (47min1ºT), do Palmeiras
Lautaro Díaz (18min2ºT), do Independiente del Valle
Cartões amarelos
Caicedo, Landázuri (Independiente del Valle)
Público: 31.672 torcedores
Renda: R$ 3.311.543,57 milhões
Árbitro: Alexis Herrera (Venezuela)
Assistentes: Lubin Torreaba e Alberto Ponte (Venezuela)
VAR: Fernando Vejar (Chile)
Motivo: quinta rodada da Copa Libertadores
Data e horário: 15 de maio de 2024, às 21h30 (de Brasília)
Local: Allianz Parque, em São Paulo
Foto: Paulo Pinto/AFP via Getty Images
Retirado do CNNBrasil.com.br