Enquanto Dudu e Lázaro vão sair, Verdão avança em conversas com o Orlando City para contratar Facundo Torres. Clube quer atacante de área, mas ainda avalia possíveis nomes
A reformulação do Palmeiras para 2025 começou pelo ataque. Lázaro não terá o empréstimo renovado, Dudu está alinhando a rescisão de contrato, e Facundo Torres ficou perto de se tornar o primeiro reforço de 2025.
Além de buscar jogadores de velocidade, o Verdão entende que há uma lacuna no elenco: um centroavante de área. Ainda não há definição, contudo, de nomes para se buscar no mercado.
Flaco López e Rony são os centroavantes do elenco, e ambos terminaram a temporada em baixa. Embora o argentino tenha sido o artilheiro com 22 gols, chegou a perder a vaga de titular na reta final do Brasileirão para o camisa 10, dono de dez gols em 2024.
Da dupla, o Palmeiras não descarta negociar Rony, mas aguarda propostas que ainda não chegaram. Mesmo se os dois jogadores continuarem, a avaliação é de que nenhum tem o perfil de centroavante de área de fato.
Flaco é visto como um atacante forte no jogo aéreo, mas que sai da área para fazer pivô e um jogo mais próximo dos meias. Rony, por sua vez, tem a velocidade como arma para jogar em profundidade, buscando as costas da marcação.
Na avaliação de Abel Ferreira e do departamento de futebol, o ideal é ter três jogadores para a posição com características diferentes. Faltaria, então, um jogador que tenha mais presença próxima ao gol.
O Palmeiras, porém, vê o mercado escasso para este tipo de jogador, especialmente porque entende que se for contratar precisa de um nome mais pronto.
Alex Arce, da LDU, do Equador, chegou a ser discutido internamente, mas o Verdão não fez nenhum avanço para abrir negociação.
O centroavante de 29 anos de idade é visto como um jogador que vive um momento de crescimento que veio tardiamente na carreira.
Com 35 gols em 43 jogos na temporada, tem sido convocado pela seleção paraguaia. O Palmeiras, porém, tem dúvidas se seria um jogador de primeira prateleira para o setor, e o estafe de Arce nega contatos oficiais do clube alviverde, também.
Thalys e Luighi são centroavantes no time sub-20 e serão promovidos ao profissional em 2025. Eles não possuem a característica citada, pois se movimentam mais pelo campo.
Mudanças engatilhadas
Enquanto ainda avalia se buscará um novo centroavante, o Palmeiras entende que precisa ter uma atenção com as pontas na janela deste fim de ano.
Isto porque, além da falta de desempenho ofensivo, Lázaro voltará ao Almería, da Espanha, e Dudu está de saída para o Cruzeiro.
A primeira movimentação alviverde na janela de transferências já é para uma reposição no setor: Facundo Torres.
O uruguaio de 24 anos de idade está há três temporadas no Orlando City, dos Estados Unidos, e o Verdão avançou nas negociações com a equipe para fechar o negócio.
Os clubes encaminharam a transferência por cerca de 12 milhões de dólares (R$ 72,2 milhões) – será a maior venda da história da equipe dos Estados Unidos.
O próximo passo é chegar a um acordo nos termos contratuais com Facundo e seu estafe, o que não deve ser um problema. Isto porque o jogador sinalizou durante as conversas que deseja se transferir para o Verdão.
Retirado do Globoesporte.con
Anderson Barros e Abel Ferreira durante treino do Palmeiras no Allianz Parque — Foto: Cesar Greco