Verdão saiu atrás no placar e precisou buscar a virada para sair vencedor pela partida de ida da terceira fase da competição nacional
O Palmeiras precisou novamente ser o time da virada para vencer o Tombense por 4 a 2 e conquistar a vantagem na partida de ida da terceira fase da Copa do Brasil. Com gols de Gabriel Menino, Flaco López, Gustavo Gómez e Rafael Navarro, o Alviverde conquistou a vitória no Allianz Parque, mas não ofuscou os bonitos gols de Matheus Frizzo e Marcelinho, que anotaram as bolas na rede para a equipe mineira. Agora os comandados de Abel Ferreira podem até perder por um gol de diferença fora de casa, que mesmo assim avançam para a próxima fase do torneio nacional.
Verdão tem início promissor, mas sai atrás no placar
Com uma escalação modificada por conta dos desfalques, o Palmeiras mostrou que poderia ter uma partida interessante, uma vez que conseguiu duas boas oportunidades no início, mas sem alcançar o gol. Ao mesmo tempo, a defesa apresentava vacilos incomuns, como buracos no meio. Em um deles, o Tombense abriu o placar. Gustavo Gómez rebateu bola para a intermediária, onde estava Matheus Frizzo, que dominou e pegou um bonito chute, sem chances para Weverton.
Domínio total do Palmeiras, muitas chances e brilho de Vanderlan
A partir do gol, o Verdão ligou o modo “time da virada, time do amor”. Embalado pela torcida, a equipe empilhou chances de empatar a partida, mas pecava sempre no último toque, fosse para finalizar ou para dar assistência. Até que Vanderlan começou a brilhar e roubou uma bola preciosa para entregá-la a Gabriel Menino, que dominou e marcou um belo gol, no ângulo de Felipe. O VAR chamou o árbitro para revisar uma possível falta, mas Bruno Arleu de Araújo manteve sua decisão.
Poucos minutos depois, em ritmo frenético, o Alviverde seguiu na busca pela virada e logo conseguiu. Em um contra-ataque, Jhon Jhon foi acionado, mas foi parado com falta. A bola acabou sobrando para Vanderlan, que passava em alta velocidade e cruzou para Flaco López fazer de cabeça. 2 a 1 Palmeiras, o terceiro gol do argentino em três partidas consecutivas. Foi com esse volume de jogo, embalados pelos torcedores, que os palmeirenses foram para o intervalo do duelo.
Palmeiras volta dos vestiários com ritmo lento e leva sustos
Depois de uma intensidade absurda para virar o jogo no fim da primeira etapa, o Verdão retornou do descanso em uma rotação abaixo. Além de desatenção em todos os setores do campo, houve displicência para concluir as jogadas de ataque para que o placar fosse ampliado. Com isso, os espaços no meio, que já eram grandes no primeiro tempo, voltaram a aparecer no segundo, permitindo que o Tombense assustasse nos contra-ataques puxados por Matheus Frizzo.
Abel Ferreira promove estreias, Palmeiras amplia a vantagem, mas sofre outro gol
Com o jogo morno, Abel fez algumas modificações no time, entre elas as entradas de Richard Ríos, que fez seu primeiro jogo no Allianz Parque, e de Luis Guilherme, que estreou pelo profissional do Verdão. O menino da base se destacou em algumas jogadas, mas foi Rafael Navarro que sofreu o pênalti para que Gustavo Gómez fizesse o terceiro gol. Mas o resultado ainda não estava definido e, em um rebote, Marcelinho marcou um golaço para diminuir a vantagem alviverde na partida.
Ainda teve tempo para mais emoção
Já nos acréscimos, após sofrer o segundo gol, o Palmeiras partiu para o ataque para tentar balançar a rede mais uma vez e retomar a vantagem mais elástica. Em um cruzamento na área, Gustavo Gómez desviou para Rafael Navarro, que finalizou com força para fazer 4 a 2 no placar.
E agora?
Com o resultado, o Palmeiras pode empatar ou até perder por um gol de diferença no segundo jogo da terceira fase da Copa do Brasil, que mesmo assim avançará. A partida acontecerá em Tombos, no dia 26 de abril, às 20h. Quem ficar com a vaga vai para as oitavas de final da competição nacional. Já neste sábado, o Verdão volta a campo no Allianz Parque, onde recebe o Cuiabá, às 16h, pela primeira rodada do Brasileirão-2023.
FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS 4 x 2 TOMBENSE
Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Data-Hora: 12/4/2023 – 20h (de Brasília)
Árbitro: Bruno Arleu de Araujo (Fifa/RJ)
Assistentes: Thiago Henrique Neto Correa Farinha (RJ) e Carlos Henrique Alves de Lima Filho (RJ)
VAR: Daniel Nobre Bins (VAR-Fifa/RS)
Público: 33.603 torcedores/R$ 1.462.935,24
Cartões amarelos: Bruno Silva, Daniel Amorim, Roger Carvalho e Jaderson (TOM)
Cartões vermelhos: –
Gols: Matheus Frizzo (9’/1ºT) (0-1), Gabriel Menino (36’/1ºT) (1-1), Flaco López (40’/1ºT) (2-1), Gustavo Gómez (42’/2ºT) (3-1), Marcelinho (47’/2ºT) (3-2), Rafael Navarro (51’/2ºT) (4-2)
PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Luan e Vanderlan; Zé Rafael, Gabriel Menino (Richard Ríos, aos 23’/2ºT) e Jhon Jhon (Rafael Navarro, aos 16’/2ºT); Dudu (Giovani, aos 23’/2ºT), Endrick (Breno Lopes, aos 16’/2ºT) e Flaco López (Luis Guilherme, aos 31’/2ºT). Técnico: Abel Ferreira.
TOMBENSE: Felipe Garcia; Kevin, Wesley, Roger Carvalho e Guilherme Santos; Elton (Luiz Fernando, no intervalo), Bruno Silva e Matheus Frizzo (Egídio, aos 37’/2ºT); Jaderson (Marcelinho, aos 22’/2ºT), Alex Sandro (Keké, aos 22’/2ºT) e Daniel Amorim (Fernandão, aos 5’/2ºT). Técnico: Marcelo Chamusca.
Retirado do Lancenet
Endrick e Flaco López comemoram um dos gols do Palmeiras na partida (Foto: Cesar Greco/ Palmeiras)