Com dois gols do camisa 10 e um de Artur, o Verdão não tomou conhecimento do Coxa e garantiu três pontos no campeonato
Sem muito trabalho, o Palmeiras venceu o Coritiba por 3 a 1, neste domingo (4), no Allianz Parque, pela nona rodada do Brasileirão. Com gols de Artur e Rony (duas vezes), o Verdão garantiu os três pontos para diminuir a vantagem para o líder Botafogo, que tem dois a mais no momento. A vitória recoloca o time de Abel Ferreira na segunda posição, após perdê-la com os jogos de sábado. Os paranaenses, que marcaram com Alef Manga, seguem na lanterna com apenas três pontos e nenhum triunfo.
Como era de se esperar, o time da casa tomou as rédeas da partida logo de cara. Com a novidade de Luis Guilherme no lugar de Raphael Veiga no Palmeiras, a característica do meio-campo muda e o time fica com mais atacantes. No entanto, a criatividade da equipe foi afetada e apesar da posse de bola, foram poucas as chances de perigo construídas. A melhor delas nos primeiros 25 minutos foi um cabeceio de Luan defendido pelo goleiro Gabriel.
Palmeiras abre o placar, amplia e evita pequenos sustos
Não demorou muito para o Verdão conseguir abrir o placar, bastava construir uma jogada mais efetiva. Foi assim que Piquerez fez um cruzamento na medida para Artur que, por trás da zaga, chegou para completar para o gol. Alguns minutos depois, foi a vez de Mayke partir pela direita e cruzar na cabeça de Rony, que tocou no cantinho do goleiro adversário. O Alviverde estabelecia a vantagem de acordo com seu domínio, mas ainda levou alguns sustos no fim do primeiro tempo, quando Zé Roberto cabeceou e obrigou Weverton a manter o 2 a 0 no placar.
Palmeiras perde Menino, cresce no jogo, mas é parado pelo VAR
Logo no início da segunda etapa, Gabriel Menino caiu no gramado sentindo muitas dores no pé esquerdo e logo pediu substituição. Richard Ríos entrou em seu lugar. Apesar da perda importante, o Verdão cresceu de produção e aumentou seu volume de chances, principalmente com Dudu, que vinha procurando seu primeiro gol no Allianz Parque neste ano. Depois de muitas tentativas, uma bola entrou, mas por conta de impedimento, o lance foi anulado pela arbitragem de vídeo.
Verdão amplia a vantagem, mas leva gol bizarro no fim
Com o volume apresentado na segunda etapa, dificilmente o Alviverde passaria em branco. Foi quando Dudu desarmou no meio-campo e lançou Rony, que tocou no cantinho para anotar o terceiro do Palmeiras e o segundo dele na partida. Dali em diante, parecia que outros gols sairiam, tamanho o domínio palmeirense. No entanto, quem marcou foi o Coritiba, em um lance bizarro em que Weverton e Luan não se entenderam, e a bola sobrou para Alef Manga, sozinho, diminuir para 3 a 1.
E agora?
Com a vitória, o Palmeiras vai a 19 pontos no Brasileirão, retoma a vice-liderança e diminui a diferença para o Botafogo para dois pontos. O próximo compromisso do Verdão é nesta quarta-feira (7), diante do Barcelona-EQU, pela Libertadores, no Allianz Parque. O Coritiba, por sua vez, segue sem vencer no Brasileiro e permanece na lanterna do campeonato com apenas três pontos.
FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS 3 x 1 CORITIBA
Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Data e hora: 4/6/2023, às 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Felipe Fernandes de Lima (MG)
Assistentes: Felipe Alan Costa de Oliveira (MG) e Celso Luiz da Silva (MG)
VAR: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (VAR-Fifa-MG)
Público e Renda: 32.570 torcedores/R$ 2.578.904,79
Cartões amarelos: Jhon Jhon, Gustavo Gómez, Luan e Zé Rafael (PAL) Júnior Urso, Henrique, Andrey, Kuscevic e Bruno Viana (CTB)
Cartões vermelhos: –
Gols: Artur (29’/1ºT) (1-0), Rony (33’/1ºT) (2-0), Rony (27’/2ºT) (3-0), Alef Manga (37’/2ºT) (3-1)
PALMEIRAS: Weverton; Mayke, Gustavo Gómez, Luan e Piquerez; Zé Rafael (Fabinho, aos 29’/2ºT), Gabriel Menino (Richard Ríos, aos 3’/2ºT) e Luis Guilherme (Jhon Jhon, aos 29’/2ºT); Artur (Bruno Tabata, aos 35’/2ºT), Dudu e Rony (Flaco López, aos 35’/2ºT). Técnico: Abel Ferreira.
CORITIBA: Gabriel Vasconcelos; Natanael, Kuscevic, Henrique, Bruno Viana e Jamerson (Andrey, aos 15’/2ºT); Bruno Gomes (Júnior Urso, aos 15’/2ºT), Liziero e Boschilia (Marcelino Moreno, aos 15’/2ºT); Zé Roberto (Alef Manga, aos 29’/2ºT) e Robson (Ruan Assin, aos 32’/2ºT). Técnico: Antonio Carlos Zago.
Retirado do Lancenet
Palmeiras despachou o Coritiba e se aproximou da liderança do Brasileirão (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)