Palmeiras abre vantagem, perde jogador expulso e sofre empate do Athletico-PR no Brasileirão

Verdão chegou a ter 2 a 0 no placar, com direito a pênalti perdido por Endrick, mas acabou cedendo o resultado ao Furacão

Após sair com 2 a 0 no placar, o Palmeiras sofreu o empate do Athletico-PR e voltará de Curitiba com 2 a 2 na bagagem. A partida, realizada na Ligga Arena, neste domingo (2), pelo Brasileirão, teve direito a um pênalti de cada lado, Endrick desperdiçando cobrança e expulsão de Garcia pelo lado palmeirense. Os gols do jogo foram marcados por Endrick e Gabriel Menino pelo Alviverde, e Vitor Bueno e Vitor Roque, pelo Furacão.

Nem bem o jogo começou e o Palmeiras levou perigo para o Athletico-PR. Em uma jogada que parecia perdida, Zé Ivaldo acabou dando uma cotovelada em Endrick dentro da área. O VAR solicitou ao árbitro que revisse a jogada e o pênalti foi marcado, mas apenas o cartão amarelo foi mostrado ao zagueiro paranaense. O próprio Endrick foi para a cobrança, mas bateu mal, nas mãos do goleiro Léo Linck.

Palmeiras continua melhor, e Endrick se redime

Apesar da penalidade desperdiçada, o Verdão continuava melhor. Em uma cobrança de falta de longe, Endrick levou perigo batendo forte, mas a bola foi para fora. O Athletico-PR levava certo perigo quando Vitor Roque conseguia ter a posse, nada muito mais do que isso. Dessa forma, o Alviverde aproveitava para ser eficiente no ataque. Foi quando Breno Lopes cruzou da direita, Endrick foi mais esperto do que a zaga e cabeceou no contrapé do goleiro para abrir o placar. 1 a 0 Palmeiras.

Athletico-PR melhora, leva perigo, e Palmeiras quase faz golaço

Depois de o Verdão abrir o placar, o Furacão passou a intensificar os ataques e teve duas boas chegadas com Christian e Canobbio, que não tiveram êxito. Enquanto isso, o Alviverde seguia tentando aproveitar as jogadas em velocidade. Já no fim do primeiro tempo, Luis Guilherme lançou Endrick, que pegou de primeira na área e quase marcou um golaço, mas a bola bateu na trave. Pouco depois, o Athletico-PR quase empate com Erick, que desperdiçou ótima chance em passe de Canobbio.

Palmeiras volta melhor do intervalo e amplia o marcador

Assim como no primeiro tempo, o Verdão aproveitou os espaços dados pelo adversário para buscar os ataques. Na segunda etapa, com os donos da casa precisando empatar, a velocidade acabou sendo a grande arma palmeirense. Em cum contra-ataque, Breno Lopes teve duas chances para fazer o segundo, mas desperdiçou. Alguns minutos depois, porém Vanderlan foi esperto para recuperar a posse, Gabriel Menino buscou um chute colocado, a bola desviou em Thiago Heleno e acabou enganando o goleiro. 2 a 0 Alviverde.

Athletico-PR consegue um pênalti, fica com um a mais e diminui

O Palmeiras já estava na fase de dosar o ritmo e fazer alterações para administrar o jogo. Até que Vitor Roque arriscou um chute dentro da área, a bola bateu na mão de Garcia e o VAR indicou pênalti para o Furacão. O lateral-direito do Verdão, que já tinha amarelo, acabou sendo expulso. Na cobrança, Vitor Bueno converteu e diminuiu o placar para 2 a 1.

Vitor Roque deixa sua marca e empata a partida

Com a expulsão de Garcia, a partida mudou completamente e o Athletico-PR passou a ser dono do jogo. Bastou uma pressão maior no ataque que o time da casa aproveitou a desorganização palmeirense para a empatar. Vitor Bueno lançou Madson por trás da zaga, que cabeceou para o meio da área onde Vitor Roque estava sozinho fazer 2 a 2. Depois disso, a partida acabou tendo poucas oportunidades de mudança no marcador e terminou em igualdade.

E agora?

Com o empate, o Palmeiras vai a 23 pontos e fica na quarta posição na tabela do Brasileirão. Já o Athletico-PR vai a 20 pontos e está na nona posição na classificação. O Verdão volta a campo na quarta-feira (5), para enfrentar o São Paulo, às 19h30, no Morumbi, pelas quartas de final da Copa do Brasil. O Furacão também joga pela Copa do Brasil na quarta-feira (5), contra o Flamengo, no Maracanã, às 21h30.

FICHA TÉCNICA
ATHLETICO-PR 2 x 2 PALMEIRAS
Local:
 Ligga Arena, Curitiba (PR)
Data e hora: 2/7/2023, às 16h (de Brasília)
Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima (RS)
Assistentes: Bruno Raphael Pires (Fifa/GO) e Mauricio Coelho Silva Penna (RS)
VAR: Daniel Nobre Bins (VAR-Fifa-RS)
Público e Renda: Não disponíveis
Cartões amarelos: Madson, Vitor Roque e Zé Ivaldo (APR)
Cartões vermelhos: Garcia, aos 21’/2ºT (PAL)
Gols: Endrick (21’/1ºT) (0-1), Gabriel Menino (11’/2ºT) (0-2), Vitor Bueno (21’/2ºT) (1-2), Vitor Roque (27’/2ºT) (2-2)

ATHLETICO-PR: Léo Linck; Pedro Henrique, Thiago Heleno e Zé Ivaldo (Marcelo Cirino, aos 51’/2ºT); Khellven (Madson, aos 25’/2ºT), Erick, Hugo Moura (Alex Santana, no intervalo) e Christian (Cuello, aos 25’/2ºT); Vitor Bueno, Canobbio (Terans, aos 33’/2ºT) e Vitor Roque. Técnico: Wesley Carvalho.

PALMEIRAS: Weverton; Garcia, Gustavo Gómez, Murilo e Vanderlan; Naves (Luan, aos 24’/2ºT), Richard Ríos (Gabriel Menino, no intervalo) e Jhon Jhon; Luis Guilherme (Fabinho, aos 13’/2ºT), Breno Lopes (Mayke, aos 24’/2ºT) e Endrick (Rony, aos 24’/2ºT). Técnico: João Martins.

Retirado do Lancenet

Palmeiras teve 2 a 0 no placar, mas Athletico-PR foi buscar o resultado (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Sobre o autor