Nos pênaltis, Flamengo desperdiça três, e Athletico avança na Copa BR

Após desperdiçar três pênaltis, o Flamengo está eliminado da Copa do Brasil, com o Athletico classificando-se à semifinal. Pela volta das quartas de final da competição, na noite desta quarta-feira, no Maracanã, diante de quase 70 mil torcedores, no recorde de público de 2019 no país, o empate em 1 a 1 do jogo de ida foi repetido, com a vaga sendo definida nas penalidades. Bruno Guimarães fez o gol que selou o 3 a 1 a favor dos paranaenses nas cobranças.

Com o resultado, o Athletico pegará o Grêmio na semifinal da Copa do Brasil – o outro finalista será definido no confronto entre Cruzeiro e Internacional. As datas das semifinais ainda serão confirmadas pela CBF. Pelo Campeonato Brasileiro, ambas as equipes voltam a campo no fim de semana – enquanto no domingo os comandados de Jorge Jesus visitam o Corinthians, o elenco de Tiago Nunes enfrentará o CSA, fora de casa, no sábado.

PRESSÃO ATÉ A TRAVE…
Depois do empate em 1 a 1 no jogo de ida destas quartas de final, o Flamengo entrou em campo no Maracanã para aproveitar o fator casa, tentando garantir a vaga na semifinal da Copa do Brasil no tempo normal. O esquema montado pelo técnico Jorge Jesus fez com que o time jogasse mais ofensivo, como aos sete minutos do primeiro tempo, quando Arrascaeta fez o goleiro Santos defender bem. Aos 15, a trave salvou o Athletico, em tentativa de Lincoln. Rony respondeu aos 29, mas o jogo foi ao intervalo sem gols.

SEMPRE ELE!
No segundo tempo, diante dos quase 70 mil torcedores, o Flamengo passou a movimentar mais a bola no meio de campo. Com isto, abriu o marcador aos 16 minutos: após jogada de Vitinho, Everton Ribeiro ajeitou e Gabigol, oportunista, apareceu, tranquilo, para colocar os cariocas na frente: 1 a 0. Festa do Flamengo no Maracanã, com Gabigol chegando ao seu gol de número 18 em 29 partidas pelo time da Gávea. Atrás do placar, o Athletico passaria a se lançar mais ao ataque, abdicando da estratégia anterior de contragolpes, para tentar o empate.

EMOÇÃO COM EMPATE
E a nova estratégia do Athletico deu certo. Aos 31 minutos, chegou ao gol de empate diante do Flamengo, no Maracanã. Bruno Nazário achou Rony, que mandou para o gol – o goleiro Diego Alves chegou a tocar na bola, que acabou estufando as redes do Flamengo: 1 a 1. Até o apito final do árbitro Wilton Pereira Sampaio, Rony arriscou mais uma vez para o Athletico, Diego ainda tentou para o Flamengo, mas o tempo normal acabou mesmo com o empate em 1 a 1, levando a disputa da vaga na semifinal para as penalidades.

E DEU ATHLETICO!
Nas cobranças de pênaltis, deu Athletico. Quem abriu a série foi o Flamengo, com Diego, que foi displicente, batendo nas mãos do goleiro Santos, desperdiçando a tentativa – a terceira só esse ano na Gávea. Jonathan foi o primeiro a cobrar para os paranaenses, convertendo – mesmo o goleiro Diego Alves tocando na bola, mas sem evitar. Vitinho foi o segundo a cobrar para o Flamengo, mas isolou… Lucho González converteu para o Athletico, Cuéllar para o Flamengo, Bruno Nazário parou em Diego Alves, Everton Ribeiro parou no Santos, até Bruno Guimarães confirmar o 3 a 1 para o Athletico nos pênaltis, eliminando o Flamengo e se classificando à semifinal!

FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 1 (1) X (3) 1 ATHLETICO

Estádio: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data/hora: 17/7/2019, 21h30 (de Brasília)
Árbitro: ​Wilton Pereira Sampaio (GO) – Nota LANCE!: 6,5 (não influenciou no resultado, conduzindo bem o jogo)
Assistentes: Alessandro Rocha de Matos (BA) e Fabricio da Silva (GO)
Árbitro de vídeo: ​Igor Junio Benevenuto de Oliveira (MG)
Público/renda: 64.844 pagantes/69.980 presentes/R$ 4.106.610,40
Cartões amarelos: Renê e Gabigol (FLA) e Léo Pereira, Rony e Bruno Guimarães (CAP)
Cartão vermelho: não houve

GOLS: Gabigol, 16’/2ºT (1-0); e Rony, 31’/2ºT (1-1)
PÊNALTIS: Diego (0-0), Jonathan (0-1), Vitinho (0-1), Lucho González (0-2), Cuéllar (1-2), Bruno Nazário (1-2), Everton Ribeiro (1-2) e Bruno Guimarães (1-3)

FLAMENGO: ​Diego Alves, Rafinha (Rodinei, 42’/2ºT), Léo Duarte, Rodrigo Caio e Renê; Cuéllar, Everton Ribeiro, Diego e Arrascaeta (Vitinho, 13’/1ºT); Lincoln (Berrío, 13’/2ºT) e Gabigol. Técnico: Jorge Jesus.

ATHLETICO: Santos, Jonathan, Léo Pereira, Robson Bambu e Márcio Azevedo (Lucho González, 43’/2ºT); Wellington, Bruno Guimarães, Nikão (Bruno Nazário, 24’/2ºT), Rony e Marcelo Cirino (Vitinho, 38’/2ºT); Marco Ruben. Técnico: Tiago Nunes.

Lancenet

Sobre o autor