Ednaldo Rodrigues tem até o dia 25 de maio para tentar voltar ao cargo
Um dia após ser nomeado pelo Tribunal de Justiça do Rio (TJRJ) como interventor na CBF, Fernando Sarney convocou nesta sexta-feira (16) a Assembleia Geral Eleitoral para eleger um novo presidente da entidade. A data escolhida é 25 de maio, um dia antes da chegada de Carlo Ancelotti para assumir como técnico da Seleção Brasileira.
“Em cumprimento à ordem judicial que determinou que fossem convocadas novas eleições o mais rápido possível, informo que amanhã será publicado em jornal de grande circulação o Edital de Convocação para Assembleia Geral Eleitoral da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para os cargos de Presidente, 8 (oito) Vice-Presidentes, 3 (três) membros efetivos e 3 (três) membros suplentes do Conselho Fiscal, para o exercício dos mandatos do quadriênio de 2025/2029”, diz o texto.
A publicação do edital acontecerá neste sábado (16), e quem tiver interesse em concorrer deve inscrever chapa até a próxima terça-feira (20). Pelo estatuto da CBF, é necessário o apoio por escrito de pelo menos quatro federações e de quatro clubes das Séries A ou B para se habilitar ao pleito. Qualquer pessoa pode concorrer na eleição à presidência da CBF, incluindo o próprio presidente afastado, Ednaldo Rodrigues.
Ednaldo tenta evitar eleição e retomar o cargo na CBF
Enquanto o interventor Fernando Sarney se apressa para convocar a eleição na CBF, Ednaldo Rodrigues tenta retomar o cargo. Na quinta-feira à noite (15) a defesa protocolou recurso junto ao Supremo Tribunal Federal (STF). O pedido está sob análise do ministro Gilmar Mendes.
Caso Ednaldo não tenha sucesso na empreitada e a Assembleia Geral Eleitoral marcada para o dia 25 de maio realmente ocorra, a CBF irá para o oitavo presidente desde 2012. Isso sem contar dois interventores nomeados pelo Tribunal de Justiça do Rio (TJRJ) nos últimos 18 meses.
Retirado do Lancenet
(Foto: Nelson Terme/CBF)