Marquinhos chega aos seis mil pontos, e Flamengo massacra o Vasco pelo NBB

Era clássico. Mas o Flamengo não tomou conhecimento do Vasco desde o primeiro quarto. Dominando o rival do início ao fim e sem colocar o pé no freio, o Rubro-Negro voltou a vencer no Novo Basquete Brasil ao triunfar por 90 a 70 na Arena Carioca 1 no começo da tarde deste sábado. E a vitória veio com sabor especial para Marquinhos, do Flamengo. O ala terminou a partida com 15 pontos e alcançou a expressiva marca de 6.000 pontos em sua carreira no NBB. O cestinha da partida, contudo, foi o pivô Olivinha, com 18 pontos e um duplo-duplo de dez rebotes.

Com a vitória, o Flamengo segue na cola de Franca, no segundo lugar. O Rubro-Negro tem nove jogos, com sete vitórias e apenas duas derrotas. Franca tem só um revés. Já o Vasco continua em situação incômoda, em 11º, com só duas vitórias em sete partidas.

Além de Olivinha e Marquinhos, o Flamengo teve boa atuação de Davi Rossetto, com 11 pontos e quatro rebotes; Varejão, com dez pontos; e Crescenzi, com oito pontos, oito rebotes, duas assistências e quatro bolas roubadas. No Vasco, Duda e Alexei marcaram 14 pontos cada um. Gemerson também fez 14, mas se destacou com oito rebotes. Lucão fez dez pontos, com sete rebotes.

Na próxima rodada, na quarta-feira, dia 14, o Flamengo vai até São Paulo encarar o São José, no Ginásio Lineu de Moura, às 19h. Já o Vasco joga apenas no próximo sábado, às 14h, em São Januário, no clássico contra o Corinthians.

O Flamengo começou sem dar espaços ao Vasco. Com uma defesa muito forte, obrigava o Cruz-Maltino a arriscar de fora do perímetro. O aproveitamento não foi bom e assim o Rubro-Negro logo abriu na frente com Marquinhos e Davi Rossetto: 11 a 5. Na segunda metade do quarto, Jhonatan também contribuiu vindo do banco e assim como fez diante do Timão, o Flamengo abriu bem no quarto inicial fazendo 20 a 9.

Sem conseguir entrar no jogo, o Vasco era presa fácil. Em três minutos do segundo quarto, com bolas de três, uma delas de Olivinha, o Rubro-Negro abriu 32 a 11, com 21 pontos de frente, praticamente definindo ali o clássico. Buscando diminuir a diferença, o Cruz-Maltino apostava nas bolas de três, mas elas não caíam. Duda errou a quarta seguida e o time tinha 0 em 12. O Flamengo se aproveitava e logo abriu 41 a 18. No finzinho do quarto, Marquinhos anotou duas bolas de três pontos para o Flamengo e chegou aos seis mil no NBB, fechando o primeiro tempo em 51 a 24.

O Vasco voltou melhor para o terceiro quarto. Ao menos equilibrou o duelo. Duda entrou no jogo com seis pontos, e Alexei anotou quatro. Mas o Flamengo seguiu ditando o ritmo, com Davi Rossetto e Jhonatan metendo uma bola de três cada um. Varejão também fez linda cesta driblando Duda. Ao fim do quarto, a parcial teve 22 a 17 para o Rubro-Negro, que abriu ainda mais no placar, colocando 73 a 43.

No último quarto, o Vasco manteve o brio e não se entregou. E o Flamengo aproveitou a vantagem para rodar ainda mais o banco, preservando jogadores como Marquinhos e Anderson Varejão. Do banco vieram João Victor e Matheusinho. E o Vasco diminuiu o placar, trazendo para 81 a 62 faltando três minutos para o fim do último período. Na última bola do jogo, Olivinha confirmou a boa atuação com bola de três para fechar a vitória do Flamengo por 90 a 70.

Globoesporte

Sobre o autor