Dirigente também deixou a função de vice-presidente da UEFA
Luis Rubiales renunciou ao cargo de presidente da Real Federação Espanhola de Futebol neste domingo (10). Em carta enviada à entidade, o ex-mandatário esclareceu que também deixa a função de vice-presidente da UEFA, devido à enorme pressão que sofreu nas últimas três semanas e ”por ter sido convencido por terceiros”. O dirigente estava suspenso pela FIFA.
– Hoje eu transmiti às 21h30 [da Espanha] para o presidente em exercício, Pedro Rocha, minha renúncia ao cargo de presidente da RFEF (Real Federação Espanhola de Futebol). Também informei a ele que fiz o mesmo com o meu cargo na Uefa, para que meu posto na vice-presidência da entidade possa ser substituído. Diante da rápida suspensão realizada pela Fifa, além do resto de procedimentos abertos contra a minha pessoa, é evidente que não poderei voltar ao meu cargo. (…) Tenho fé na verdade e farei de tudo para que ela prevaleça -, dizia um trecho da carta de Rubiales.
A renúncia ocorre pouco mais de duas semanas após Rubiales negar publicamente qualquer possibilidade de abandono do cargo e ratificar que o beijo dado em Hermoso, durante a cerimônia de premiação da Espanha na Copa do Mundo Feminina, foi consentido. Um dia depois da declaração, a FIFA suspendeu Luis das funções de presidente da Federação Espanhola.
Na última semana, o Ministério Público da Espanha formalizou a denúncia de Hermoso contra Luis Rubiales e o acusou de agressão sexual. A queixa abre caminho para que o Supremo Tribunal inicie uma investigação formal contra ele e comece a recolher provas. Se julgado via penal, o dirigente poderá cumprir de um a quatro anos de prisão pelo crime. A atleta da seleção também desmentiu a declaração do ex-presidente sobre o consentimento do beijo.
– Quero esclarecer que em momento algum consenti o beijo que ele me deu, e em momento algum tentei levantar o presidente. Não tolero que se coloque em dúvida a minha palavra, muito menos que inventem palavras que eu teria dito – disse Hermoso.
Antes de publicar a carta de renúncia, Rubiales confirmou a saída da Federação ao jornalista britânico Piers Morgan. O comunicador deu a notícia com exclusividade em suas redes sociais. A RFEF ainda não se manifestou publicamente sobre o tema.
– Tive que aguentar muito nessas três semanas. Mas isso é mais uma questão não só de mim. Coisas sobre mim não podem afetar a terceiros. Falei com meu pai, minhas filhas… Eles sabem que não é uma questão sobre mim. Alguns amigos falaram: “Luis, agora você tem que focar na sua dignidade para continuar sua vida, porque, senão, você pode machucar pessoas que você ama” -, disse Rubiales ao confirmar sua saída da Federação para o jornalista inglês Piers Morgan.
Retirado do Lancenet
Rubiales deixa oficialmente o cargo de presidente da Federação Espanhola (Divulgação / RFEF)