Time de Fernando Diniz sai atrás no marcador, mas vira com autoridade para somar os primeiros três pontos no torneio continental. Próximo jogo no torneio é no dia 18, em casa
Virada com autoridade na estreia da Libertadores. O Fluminense foi até o Estádio Nacional de Lima nesta quarta-feira para enfrentar o Sporting Cristal (PER), e o time de Fernando Diniz somou os primeiros três pontos na competição da Conmebol. Depois de sair atrás no placar, o Tricolor venceu os donos da casa por 3 a 1.
Grimaldo abriu o placar para a equipe do Peru, mas Cano (duas vezes) e Vitor Mendes marcaram para o clube carioca, que agora divide a liderança do Grupo D com o The Strongest (BOL). Sporting Cristal e River Plate (ARG), zerados em pontos, completam a chave.
PRESSÃO TRICOLOR
Jogando fora de casa, o Fluminense não se intimidou o tomou conta da partida nos primeiros 15 minutos. O time de Fernando Diniz teve três grandes chances para abrir o marcador, sendo duas com Cano, mas não conseguiu balançar as redes. A última delas foi depois que a defesa do Sporting Cristal saiu jogando errado, e Keno parou no goleiro. No rebote, Ganso bateu fraco e não fez o gol.
QUEM NÃO FAZ, LEVA
A equipe carioca não aproveitou as chances e viu os donos da casa serem letais. Aos 17 minutos, Felipe Melo tentou sair jogando, mas foi desarmado na defesa. Castillo recebeu na entrada da área e entregou para Grimaldo na esquerda. O camisa 20 chegou batendo de primeira na saída de Fábio e estufou as redes.
FAZ O L
Depois de levar o gol, o Fluminense sofreu um pouco para se encontrar, mas na bola parada o time de Laranjeiras chegou ao empate. Aos 34 minutos, Arias cobrou escanteio pela esquerda, e Nino cabeceou forte para grande defesa do goleiro Solís. No rebote, o artilheiro Germán Cano apareceu na pequena área para desviar para o gol.
FAZ O L MAIS UMA VEZ
O Fluminense voltou para a etapa final mandando na partida de novo e chegou ao gol da virada aos 13 minutos. Marcelo achou lindo passe de três dedos para Arias, e o colombiano entregou para Cano. De primeira, o camisa 14 bateu rasteiro e virou o marcador.
FECHOU O CAIXÃO
O Tricolor ainda teve tempo de marcar mais uma vez e fechar a conta em Lima. Aos 35 minutos da etapa final, Arias cobrou escanteio pela direita, e o zagueiro Vitor Mendes, que entrou no intervalo, apareceu sozinho no meio da área para acertar linda cabeçada e marcar seu primeiro gol pelo Flu.
MARCELO EM CAMPO
O jogo marcou a reestreia do lateral-esquerdo Marcelo pelo Fluminense depois de quase 17 anos atuando no futebol europeu. Principal contratação do Tricolor para 2023, o camisa 12 foi titular no lugar de Martinelli, que sofreu lesão na coxa, e o jovem Alexsander, que vinha atuando como ala, jogou no meio-campo, em sua posição de origem.
SEQUÊNCIA
Fluminense e Sporting Cristal voltam a campo pela Libertadores somente daqui a duas semanas. No dia 18, o Tricolor encara o The Strongest, no Maracanã, enquanto os peruanos têm compromisso com o River Plate, em Buenos Aires, no dia 19. No próximo domingo, o Flu decide o Campeonato Carioca contra o Flamengo.
FICHA TÉCNICA
Sporting Cristal 1 x 3 Fluminense
Copa Libertadores 2023
Fase de grupos – Grupo D
Primeira rodada
Data e horário: 05/04/2023, às 21h30 (de Brasília)
Local: Estádio Nacional José Diaz, em Lima (PER)
Árbitro: Wilmar Roldán (COL)
Assistentes: Alexander Guzmán (COL) e Wilmar Navarro (COL)
VAR: Jhon Perdomo (COL)
Gols: Grimaldo, 17’/1ºT (1-0), Cano, 34’/1ºT (1-1), Cano, 13’/2ºT (1-2) e Vitor Mendes, 35’/2ºT (1-3)
Cartões Amarelos: Ignacio da Silva e Castillo (SCR); Arias, Felipe Melo, Marcelo, Vitor Mendes e Nino (FLU)
Cartões Vermelhos: Yotún (SCR)
ESCALAÇÕES
SPORTING CRISTAL (Técnico: Tiago Nunes)
Solís; Lora, Chávez, Ignácio da Silva e Díaz (Corozo, 24’/2ºT); Castillo, Pretell (Távara, 40’2ºT) e Yotún; Grimaldo (Hohberg, 40’2ºT), Sosa (Alarcón, 16’/2ºT) e Brenner (Ávila, 24’/2ºT).
FLUMINENSE (Técnico: Fernando Diniz)
Fábio; Samuel Xavier, Nino, Felipe Melo (Vitor Mendes, intervalo) e Marcelo (Lima, 18’/2ºT); André, Alexsander e Ganso (Thiago Santos, 33’/2ºT); Arias, Cano (Lelê, 33’/2ºT) e Keno (Gabriel Pirani, 24’/2ºT).
Retirado do Lancenet
Cano já se coloca na briga pela artilharia da Libertadores 2023 (Foto: Ernesto Benevides / AFP)