
A Conmebol anunciou após a reunião realizada nesta terça-feira com a presença de membros de todas as federações e também da Federação Mexicana de Futebol, uma mudança drástica na disputa da Libertadores-2017. A partir da próxima temporada, a competição aumentará de 38 para 42 times e passará a ser disputada de fevereiro a novembro, em 42 semanas.
A reunião estabeleceu que o número de representantes de cada país será definido em uma reunião do Conselho da Conmebol, que ocorrerá entre os dias 11 e 13 de novembro.
Outra grande novidade é que a Libertadores passará a seguir os moldes da Liga dos Campeões da Europa. Dez times que forem eliminados na fase de grupos da Libertadores automaticamente entrarão na Sul-Americana, que será disputada entre os meses de julho e de dezembro.
Além disso, os campeões da Libertadores e da Sul-Americana passarão a ter vaga assegurada na edição seguinte da Libertadores não importando as suas colocações nos torneios nacionais.
Além do aumento de participantes e mudança de calendário, a Conmebol promoveu outra alteração para a Libertadores. A final da competição será disputada em jogo único, em campo neutro, copiando o modelo da Liga dos Campeões da Europa.
http://espn.uol.com.br