João Fonseca vence o nº1 da Argentina e é campeão em Buenos Aires

Aos 18 anos, carioca torna-se o brasileiro mais jovem a conquistar título de um torneio da ATP

João Fonseca colocou seu nome na história do tênis do Brasil neste domingo. Com apenas 18 anos, o carioca venceu o argentino Francisco Cerundolo – 28º do ranking mundial e número 1 do seu país – por 2 sets a 0 (parciais de 6/4 e 7/6) e conquistou o ATP de Buenos Aires. Com o feito na Argentina, João tornou-se o mais jovem brasileiro a ser campeão de um torneio ATP.

O primeiro vencedor do troféu argentino foi Gustavo Kuerten, o Guga, em 2001. Hoje, João, que cresceu admirando o tenista catarinense, pôde levantar a taça novamente pelo Brasil. Com o resultado, o carioca virou o 68º do ranking, com um salto de 580 posições desde 12 de fevereiro de 2024.

No caminho para a vitória, João Fonseca bateu três argentinos em sequência: Tomás Martín Etcheverry, Federico Coria e Mariano Navone. Pelas semifinais, bateu o sérvio Laslo Djere e se tornou o brasileiro número 1 do ranking. Na grande decisão, enfrentou o top 1 da Argentina, acompanhado de uma torcida acalorada, garantiu o triunfo e conquistou seu primeiro título em torneios ATP.

Durante toda a competição de Buenos Aires, Cerundolo havia sofrido apenas três quebras de serviço. No confronto contra João Fonseca, levou duas do brasileiro, ainda no primeiro set. Na segunda parcial, levou mais de duas horas.

Retirado do Globoesporte.com

(foto: Luis ROBAYO / AFP)

Sobre o autor