Jardine muda toda a zaga da seleção sub-23 e confia em liberações para Olimpíada

André Jardine fez mudanças na defesa da seleção brasileira — Foto: Lucas Figueiredo / CBF

Nenhum dos quatro zagueiros que defenderam a seleção sub-23 no Pré-Olímpico, na Colômbia, foram convocados nesta sexta-feira por André Jardine. O técnico fez uma reformulação no setor e deixou de fora Bruno Fuchs, Nino, Ricardo Graça e Robson Bambu.

Jardine chamou zagueiros que já tinham passado pela seleção sub-23 em 2019, mas que por diferentes motivos na obtiveram liberação para disputar o Pré-Olímpico. São eles: Gabriel (Lille), Ibañez (Roma), Luiz Felipe (Lazio) e Lyanco (Torino).

A escolha do quarteto evidência duas coisas:

  1. A confiança da CBF em ter mais facilidade para conseguir autorização de clubes europeus para levar jogadores à Tóquio;
  2. O descontentamento com o desempenho defensivo do Brasil durante a campanha na Colômbia.
  3. A seleção sub-23 terminou o Pré-Olímpico com a zaga reserva e durante a competição também passou por mudanças nas duas laterais.

    Apesar da reformulação na defesa, Jardine preservou os atletas que ficaram fora da lista em entrevista coletiva:

    – Tivemos baixas com Lyanco, por lesão, Ibañez, em negociação, e o Gabriel o Lille não liberou. Quem substituiu teve ótimo desempenho. Terminamos com melhor defesa e única invicta na competição. Ainda assim tivemos problemas em algum momento. Mas passa por entrosamento e vivência com camisa da seleção. Percebemos que todos ganham experiência e se tornam cada vez mais sólidos com a camisa da seleção. Os que tiveram no Pré-Olímpico não saem do nosso radar. A lista das Olimpíadas que é a definitiva. Até lá é caminhada longa com jogos na seleção e nos seus clubes – comentou.

    A mais de quatro meses para os Jogos de Tóquio, a CBF já negocia com clubes a liberação dos atletas e acredita que conseguirá contar com boa parte dos nomes desejados. No Pré-Olímpico, oito convocados não receberam autorização para disputar a competição. As equipes não são obrigadas a cederem seus jogadores para a Olimpíada, por não se tratar de uma competição do calendário da FIFA.

    As tratativas com os clubes europeus são ainda mais difíceis. Nesta sexta-feira, Jardine chamou 15 jogadores que atuam no Velho Continente (confira a lista completa abaixo).

    O Brasil faria amistosos nos Emirados Árabes contra Egito e Arábia Saudita nos dias 26 e 29 deste mês, mas as partidas foram canceladas por conta da epidemia de coronavírus. A CBF busca novos adversários.

    Veja a lista de convocados:

    • Goleiros: Cleiton (Red Bull Bragantino), Lucas Perri (São Paulo) e Phelipe (Grêmio).
    • Zagueiros: Gabriel (Lille), Ibañez (Roma), Luiz Felipe (Lazio) e Lyanco (Torino).
    • Laterais: Emerson Royal (Bétis), Guga (Atlético-MG), Ayrton Lucas (Spartak Moscou) e Caio Henrique (Grêmio).
    • Meio-campistas: Douglas Luiz (Aston Villa), Lucas Paquetá (Milan), Matheus Henrique (Grêmio), Maicon (Shakthar Donetsk ), Pedrinho (Corinthians), Reinier (Real Madrid) e Wendel (Sporting).
    • Atacantes: Antony (São Paulo), Gabriel Martinelli (Arsenal), Matheus Cunha (RB Leipzig), Paulinho (Bayer Leverkusen) e Vinícius Júnior (Real Madrid).
    Globoesporte

Sobre o autor