Treinador de 54 anos chega para comandar a equipe bicolor na temporada 2021
O Paysandu confirmou Itamar Schülle como o novo técnico da equipe profissional. O anúncio foi feito às 21h deste sábado, mas o acordo já estava fechado desde o final da tarde. A demora para revelar o nome do profissional fez parte de uma ação de marketing para promover o novo aplicativo bicolor. Schülle desembarca em Belém nos próximos dias e trará consigo o auxiliar-técnico Lucas Isotton e o preparador físico Carlos Gamarra.
Itamar Schülle tem 54 anos e estava sem clube desde evitou o rebaixamento do Criciúma à Série D do Brasileiro. O treinador iniciou a temporada no Santa Cruz, onde fazia boa campanha, mas pediu para deixar o clube em razão de uma proposta da Série B, que acabou não se concretizando. Ele, então, assumiu o Tigre catarinense no Grupo B da Terceirona.
A estreia do treinador será na próxima quarta-feira, contra o Manaus, pelas quartas de final da Copa Verde. O horário e o local do jogo ainda serão confirmados pela CBF. Como o mando é do clube do Amazonas e o estado vive situação calamitosa com uma segunda onda de Covid-19, a partida não tem local definido para ocorrer.
Desafios
A principal meta do clube paraense na temporada é conquistar o acesso à Série B. O Papão ainda disputa, em 2021, Copa Verde, Parazão e Copa do Brasil. A partir da chegada de Schülle, o clube iniciará o processo de contratações de jogadores para o ano.
Ao longo de toda a semana a diretoria bicolor colocou em prática a reformulação do departamento de futebol. Até o momento, 14 jogadores não tiveram seus contratos renovados e deixam de fazer parte do plantel alviceleste neste domingo, quando os vínculos chegam ao fim. Além do elenco, outros setores do departamento de futebol também estão sendo reestruturados, como de análise de desempenho, fisiologia e comissão técnica.
Como o prazo de inscrições na Copa Verde encerrou oficialmente na última sexta-feira, Itamar Schülle terá apenas jogadores da base e alguns poucos remanescentes da última temporada à disposição na competição. Novos contratados só poderão ser utilizados do estadual em diante, que está marcado para começar no dia 28 de fevereiro.
Currículo
Natural de Ituporanga, em Santa Catarina, Schülle acumula passagens por equipes como Cuiabá, onde conquistou o bicampeonato mato-grossense e um acesso à Série B; e Operário-PR, pelo qual foi campeão estadual. Também foi campeão paraibano e potiguar por Botafogo-PB e ABC, respectivamente.
Nas últimas seis temporadas, o treinador chegou a todas as finais de campeonatos estaduais que disputou. Outros clubes comandados pelo treinador são Figueirense, Joinville, Rio Branco-PR, São José-RS, Pelotas, Brasil de Pelotas, Brusque, Novo Hamburgo, Chapecoense, Santo André, Caxias e Vila Nova.
O Liberal