Além de desperdiçar chances no tempo normal, Colorado não tem bom aproveitamento nas cobranças e fica pelo caminho na competição continental
Não faltou emoção na noite desta quinta-feira, no estádio Beira-Rio, para o duelo da volta entre Internacional e Melgar, pelas quartas de final da Sul-Americana. O Colorado perdeu muitas chances no primeiro tempo, contou com um jogador expulso no segundo e acabou ficando no 0 a 0 (mesmo placar da ida), o que levou a decisão para os pênaltis. O Inter parou no goleiro Cáceda, que pegou três cobranças, e foi derrotado por 3 a 1, ficando sem a vaga na semifinal.
Com o resultado, a equipe de Arequipa enfrentará agora o Independiente del Valle, que eliminou o Deportivo Táchira, na semi da competição.
INTER TENTA COLOCAR PRESSÃO NO INÍCIO
Fazendo valer o fator casa, a equipe do Internacional não quis saber de ser surpreendida pelo Melgar, e mostrou sua força logo de cara. Em sua primeira tentativa, Braian Romero, que fazia sua estreia como titular no Beira-Rio, quase tirou o zero do placar com 30 segundos no relógio, mas acabou se enrolando com a bola ao tentar tirar o goleiro da jogada.
Na sequência, até meados dos 20 minutos, o Colorado seguia melhor. Apesar de sofrer algumas investidas por parte dos peruanos, que deram trabalho ao goleiro Daniel, Wanderson, Vitão e outra vez Romero exigiam atenção de Cáceda e dos zagueiros rivais em três chegadas com perigo à grande área.
GAÚCHOS TEM GOL ANULADO
Após muita insistência, o time brasileiro finalmente conseguiu tirar o zero do placar aos 25 minutos. Em jogada iniciada por Wanderson, Romero foi acionado na frente, e cruzou na medida para Edenílson marcar de cabeça, mas o tento acabou sendo anulado já que o camisa 8 foi flagrado em posição de impedimento.
Na reta final de etapa, os comandados de Mano Menezes não diminuíram o ritmo. Até os acréscimos, o Colorado tentava com chutes de fora da área, ou jogadas aéreas, já que os peruanos se fecharam para diminuir os espaços, conseguindo levar o empate parcial sem gols para o vestiário.
MELGAR MUDA, E INTER FICA EM DESVANTAGEM NUMÉRICA
Disposto a mudar a postura de seu time para o segundo tempo, o técnico Pablo Lavallén optou por uma mudança ao tirar Bordacahar e colocar Iberico em seu lugar. Entretanto, até meados dos 10 minutos, pouco viu sua equipe produzir, além de seguir se defendendo das investidas por parte do Inter, como nas chances de Wanderson e Bustos.
Com o tempo passando, além de uma nova mudança por parte dos visitantes, foi a vez de Mano Menezes também recuar para seus suplentes. Dando mais velocidade ao seu sistema ofensivo, colocou Taison no lugar de Alan Patrick. Entretanto, poucos momentos depois da substituição, Gabriel acabou levando o cartão vermelho em lance com Arias, no meio-campo.
TIMES VÃO PARA O TUDO OU NADA E PENALIDADES
Mesmo com sua equipe tendo que correr por um a mais em campo para diminuir os espaços a favor dos peruanos, Mano preferiu apostar suas últimas fichas colocando Pedro Henrique e Mikael reforçando seu ataque.
Vendo o relógio correr, ambos os lados só pensavam em encontrar o gol até o fim. Tentando aproveitar um jogador a mais, o Melgar ainda apertou nos minutos finais, quase conseguindo marcar com Iberico, aos 47, mas a bola acabou indo para fora por muito pouco, dando a deixa para a arbitragem encerrar o duelo para frustração da torcida local no Beira-Rio.
Nas cobranças, Edenílson, Taison e De Pena acabaram parando em defesas de Cáceda, com Paulo Henrique sendo o único a converter. Assim, o Inter viu o time de Arequipa fazer 3 a 1, garantindo sua vaga nas semifinais.
FICHA TÉCNICA
Internacional 0 (1) x (3) 0 Melgar
Data e horário: 11/08/2022 – 19h15 (de Brasília)
Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Roberto Tobar (CHI)
Assistentes: Christian Schiemann (CHI) e Claudio Rios (CHI)
VAR: Juan Lara (CHI)
Cartões amarelos: Reyna, 9’/2ºT; Carlos de Pena, 47’/2ºT
Cartão vermelho: Gabriel, 28’/2ºT
INTERNACIONAL: Daniel; Fabricio Bustos, Gabriel Mercado, Vitão e Renê; Gabriel, Edenílson, Carlos de Pena, Alan Patrick (Taison, aos 19’/2ºT) e Wanderson (Pedro Henrique, aos 33’/2ºT); Braian Romero (Mikael, aos 33’/2ºT). (Técnico: Mano Menezes)
MELGAR: Cáceda; Alejandro Ramos, Deneumostier, Galeano e Reina; Orzán, Tandazo (Cabrera, aos 12’/2ºT), Arias (Archimbaud, aos 36’/2ºT) e Pérez Guedes; Bordacahar (Iberico, no intervalo) e Cuesta. (Técnico: Pablo Lavallén)
Retirado do Lancenet
Internacional acabou perdendo nas penalidades para o Melgar, na Sul-Americana (Foto: SILVIO AVILA / AFP)