Goleiro Lucão, do Vasco, é convocado por Jardine para os Jogos Olímpicos

Com a mudança no regulamento, que agora permite 22 atletas por seleção, jovem ganha oportunidade e estará em Tóquio

O Vasco terá um representante na seleção brasileira de futebol nos Jogos Olímpicos de Tóquio. O goleiro Lucão, 20 anos, foi convocado pelo técnico André Jardine e fará parte do grupo que vai ao Japão. O jovem foi chamado após o regulamento da competição ampliar o número de convocados para 22 jogadores por seleção.

Originalmente, foram convocados 18 jogadores, como previsto pelo regulamento. No entanto, nesta semana, a Fifa autorizou as seleções a chamarem mais quatro atletas. Além de Lucão, Vinícius Júnior foi convocado por André Jardine, mas ainda não se sabe se o Real Madrid liberará o atacante, que está com a Seleção principal na Copa América.

Lucão foi chamado para ser o terceiro goleiro da seleção em Tóquio. Antes dele, Jardine chamou Santos (Athlético-PR) e Brenno (Grêmio).

+ VEJA A LISTA DE CONVOCADOS PARA AS OLIMPÍADAS

A CBF também vem encontrando problemas, uma vez que Pedro e Gerson não foram liberados por Flamengo e Olympique de Marselha, respectivamente.

 Eu fui pego de surpresa. É lógico que tinha uma expectativa, mas nunca imaginei que isso chegaria tão rápido. E a primeira coisa que aconteceu foi passar um filme na minha cabeça. É a realização de um sonho para mim e toda minha família. Queria que meu pai estivesse aqui para festejar com ele esse momento, mas sei que lá de cima ele está feliz e vibrando muito com essa notícia – afirmou Lucão, ao site oficial do Vasco, se referindo ao pai Alexandre Galdino, que faleceu em 2019.

Lucão foi comunicado da convocação durante o treino, pelo diretor de futebol do Vasco, Alexandre Pássaro. Ele se emocionou e foi parabenizado pelos companheiros.

Apesar de ser reserva de Vanderlei, Lucão vem recebendo oportunidades desde o ano passado. No início dessa temporada, ele foi titular durante praticamente toda Taça Guanabara. Além disso, em maio ele disputou três jogos, uma vez que Vanderlei foi afastado por estar com Covid. Foram 14 jogos na atual temporada.

Goleiro mais jovem a entrar em campo no Brasileirão do ano passado, na atual edição da Copa do Brasil e na Série B deste ano, Lucão acumula passagens pelas categorias de base da Seleção.

Com a convocação de Lucão, o Vasco voltar a ter um representante no futebol nos Jogos Olímpicos. Na última edição, em 2016, o zagueiro Luan, então no clube, conquistou a medalha de ouro. O lateral Zeca, titular do time de Marcelo Cabo, também fez parte daquele grupo. O último goleiro vascaíno a defender a Seleção nas Olimpíadas foi Helton, titular em Sidney-2000.

Além de Lucão, o Vasco terá outros dois jogadores revelados em suas categorias de base nos Jogos Olímpicos de Tóquio. O volante Douglas Luiz, hoje no Aston Villa (ING), e o atacante Paulinho, que defende as cores do Bayer Leverkusen (ALE), também foram convocados.

https://ge.globo.com/

Vasco volta a ter representante da seleção brasileira nos Jogos Olímpicos — Foto: ESTADÃO CONTEÚDO

Sobre o autor