Fortaleza vence o Bragantino, e é primeiro time do Nordeste a jogar Série A por seis vezes seguidas

Leão chegou aos 48 pontos e garantiu permanência por mais um ano na elite do futebol

Fortaleza venceu o Bragantino por 2 a 1, na noite desta quinta-feira (30), no estádio Nabi Abi Cheddid, em Bragança Paulista pela 36ª rodada da Série A. Com o resultado, o Leão chegou aos 48 pontos e se garantiu matematicamente na Série A por mais um ano. Além disso, a equipe de Vojvoda quebrou o incômodo jejum de vitórias que durava 9 jogos.

Os gols do Fortaleza foram marcados por Pikachu e Calebe. Eric Ramires descontou para o Bragantino.

Com o resultado, o Leão conquistou um feito inédito ao se tornar o primeiro time nordestino a conseguir se manter na elite nacional por seis anos consecutivos desde que a competição passou a ser disputada no modelo de pontos corridos.

A partir de 2006, quando a Série A passou a ser disputada por apenas 20 times nenhum clube do Nordeste havia conseguido esse feito. Sport (entre 2014 e 2018), Bahia (2017 e 2021) e Ceará (2018 e 2022) pararam na barreira dos cinco anos. O período era o recorde, até ser quebrado pelo Fortaleza neste ano.

O trabalho com Vojvoda dura três temporadas. Em 2023 foram 76 jogos, com 39 vitórias, 15 empates e 22 derrotas. O time viveu período de oscilação na Série A nos últimos jogos. Passou período de nove partidas sem vitórias, perdendo o título da Sul-Americana entre elas. Mesmo assim, está próximo de garantir mais uma vez a presença em competição internacional restando duas rodadas para o fim do Brasileirão.

Retirado do Globoesporte.com

Vojvoda, Fortaleza — Foto: Felipe Cruz / Fortaleza EC

Sobre o autor