Fluminense x Manchester City: árbitro da final da Copa apita a decisão do Mundial de Clubes

Polonês Szymon Marciniak também foi o árbitro de Fluminense x Al Ahly, pela semifinal do torneio

A Fifa divulgou nesta quarta-feira que o árbitro da final entre Fluminense x Manchester City será o mesmo que apitou as finais da última Copa do Mundo e da Liga dos Campeões. O polonês Szymon Marciniak será o responsável por comandar a partida no Estádio King Abdullah, em Jedá, na Arábia Saudita.

Curiosamente, Szymon Marciniak também apitou a vitória do Fluminense por 2 a 0 sobre o Al Ahly, pela semifinal do torneio.

Szymon Marciniak esteve à frente da decisão entre Inter de Milão x Manchester City, na decisão da Champions League, vencida pelo clube inglês. Ele também foi o árbitro no jogão entre Argentina e França, na final da Copa do Mundo do Catar, em 2022, quando Lionel Messi e companhia conquistaram o tri.

Em junho deste ano ele foi investigado pela Uefa por ter palestrado em um evento de extrema direita na Polônia. O polonês se posicionou com um pedido de desculpas alegando não saber e que teria recusado categoricamente o convite se soubesse. A polêmica se dá porque a reunião foi promovida por Slawomir Mentzen, líder do Confederação e que já lançou um slogan “contrário a judeus, gays, aborto, tributação e a União Europeia”.

– É importante entender que os valores promovidos por este movimento são totalmente contrários às minhas crenças pessoais e aos princípios que busco defender em minha vida. Estou profundamente arrependido por qualquer percepção de que minha participação possa tê-los contradito – disse na ocasião.

Marciniak também teve de lidar com as reclamações dos franceses depois da final da Copa do Mundo. A imprensa francesa apontou que haveria uma irregularidade no terceiro gol da Argentina, marcado por Messi. O polonês rebateu as críticas sofridas dizendo que não houve erro por sua parte.

— Os franceses não mostraram uma imagem onde se vê sete jogadores (reservas da França) em campo quando Mbappé marca um dos gols. Qual foi o impacto dos jogadores que se levantaram e saltaram no banco? Há jornais sérios e outros que só procuram ruído. Amigos meus e grandes árbitros franceses me enviaram mensagens para dizer que a arbitragem foi excelente. Profissionais e jogadores de futebol nos deram os parabéns. Até Mbappé me disse que éramos ótimos árbitros.

No blog “Bastidores da Arbitragem”, Sandro Meira Ricci disse que não marcaria o pênalti que resultou no primeiro gol do jogo, a favor da Argentina, mas por ser lance interpretativo disse que o árbitro de vídeo fez o correto ao não interferir. Houve ainda duas polêmicas, como o pênalti de Otamendi, marcado corretamente e o lateral errado marcado a favor dos franceses no gol de empate. No fim, recebeu nota 8,9, com atuação boa em um jogo difícil.

Marciniak também superou um problema cardíaco para apitar a semifinal do Mundial, assim como as duas decisões citadas anteriormente. Ele se recuperou de uma taquicardia que o havia tirado da Eurocopa de 2021.

– Não apitei a Eurocopa, o que para um árbitro que está no auge foi uma sensação terrível. Só eu e minha família sabemos o quanto foi difícil para mim. Agora, a vida me devolve. Não paro de sorrir, porque é uma sensação ótima.

Retirado do Glboesporte.com

Szymon Marciniak, árbitro da final da Copa do Mundo 2022 — Foto: Reuters

Sobre o autor