Em vídeo divulgado pelo clube, Fred reencontra jogador, que assinou contrato até junho de 2024
Na noite desta terça-feira, o Fluminense confirmou oficialmente a contratação de Alan como primeiro reforço para o segundo semestre de 2022. O jogador, de 32 anos, assinou contrato por duas temporadas, até junho de 2024, e chega para ser o substituto de Fred, que vai se aposentar no mês que vem. O ídolo tricolor, aliás, reencontrou o amigo e fez o anúncio em vídeo divulgado pelo clube.
A esposa do atacante, Thuanny Carvalho, já tinha “vazado” o vídeo da gravação dos bastidores do anúncio do jogador em Laranjeiras, e Alan assinou o contrato e entrou ao vivo ao lado do presidente Mário Bittencourt no canal “Sentimento Tricolor” no YouTube. Ele apareceu de surpresa junto com o dirigente e falou pela primeira vez como reforço tricolor:
– Eu cheguei ali e fiquei muito emocionado de ver e recordar minhas fotos da época de Xerém. Meu retorno para o Brasil desde quando saí sempre falei que primeiro time que queria conversar era o Fluminense. Primeiramente quero agradecer a Deus, depois ao Mário, que fez de tudo para que essa volta fosse possível. Sentimento inexplicável. Vou fazer meu máximo para retribuir todo esse amor e carinho que a torcida tem por mim. Desde que eu saí sempre recebo esse carinho, falando “volta”, “volta”. O moleque de Xerém está de volta.
Alan estava livre no mercado após atuar pelo Guangzhou Evergrande, da China. Revelado em Xerém, o atacante fez parte da histórica fuga de rebaixamento de 2009 e do título do Campeonato Brasileiro de 2010. Naturalizado chinês, ele está sem jogar desde fevereiro. Nos últimos 10 meses ele só disputou oito partidas, todas pela seleção chinesa.
Em quase três temporadas e 84 jogos pelo Fluminense, Alan experimentou de tudo um pouco: os vices na Libertadores e Sul-Americana, a arrancada histórica na luta contra o rebaixamento e o título do Campeonato Brasileiro de 2010, mesmo que vendido antes do fim. Uma data em especial ficou marcada: 18 de novembro de 2009. Em um Maracanã lotado, o atacante, na época com 19 anos, foi um dos heróis da classificação tricolor para a decisão da Copa Sul-Americana daquele ano.
A partida era contra o Cerro Porteño, do Paraguai. Após vencer o primeiro confronto, fora de casa, por 1 a 0, o Fluminense viu a vantagem em casa ruir logo no início. O adversário abriu o placar aos seis minutos, e a classificação, que até então seria resolvida nos pênaltis, veio nos minutos finais de jogo: aos 47, com gol de Gum, e aos 49, com gol de Alan.
Na época, o Fluminense também lutava contra o rebaixamento. Na reta final do Campeonato Brasileiro, o clube das Laranjeiras chegou a ter 99% de chances de cair para a Série B, mas conseguiu arrancada histórica e permaneceu na primeira divisão. Naquela temporada, mesmo com apenas 19 anos, Alan disputou 41 jogos, sendo frequentemente escalado ao lado de Fred, e marcou 10 gols.
Alan deixou o Fluminense em agosto de 2010. O destino foi o RB Salzburg, da Áustria, por onde ficou por quatro temporadas e meia. Por lá, jogou ao lado de Mané, um dos principais nomes do Liverpool atualmente, e viveu uma das melhores fases da carreira: disputou 129 jogos e marcou 93 gols – média de 0,72 por partida.
Na sequência, o atacante foi para o futebol chinês. Primeiro para o Guangzhou Evergrande, onde viveu início complicado: rompeu os ligamentos do joelho direito, jogando apenas duas partidas em 2015. Já no ano seguinte, recuperado da lesão, marcou 18 gols em 35 jogos, terminando como vice-artilheiro da Super Liga da China (com 14). Em 2019, Alan foi emprestado ao Tianjin Tianhai, que decretou falência. Na sequência, atuou pelo Beijing Guoan. Alan ficou livre no mercado após atuar pelo Guangzhou.
Retirado do Globoesporte.com
Alan em ação pelo Fluminense em 2010 — Foto: Photocamera