Patricio Loustau trabalhou no Corinthians x Flamengo das quartas de final e já havia sido o escolhido para decisão de 2020
A Conmebol anunciou que o argentino Patricio Loustau será o árbitro responsável por comandar a final da Libertadores, sábado, dia 29 de outubro, entre Flamengo e Athletico, em Guayaquil. Ele será auxiliados por seus compatriotas Diego Bonfá e Ezequiel Brailovsky. O VAR também é argentino: Mauro Vigliano.
Loustau trabalhou na partida Corinthians x Flamengo, em São Paulo, vencida pelos rubro-negros por 2 a 0. No total, esteve presente em nove partidas da edição atual da Libertadores. Deu 51 amarelos – média de 5,6 por partida – e dois vermelhos. Ele também apitou um jogo do Athletico, a vitória por 2 a 0 sobre o Libertad, na Arena, pela fase de grupos.
O experiente árbitro tem 47 anos, carrega o distintivo da Fifa e tem muitas histórias – e polêmicas – para contar no futebol sul-americano. Em seu país, coleciona reclamações dos principais clubes, como River Plate e Boca Juniors.
Lostau, que é filho de um famoso árbitro na Argentina, Juan Carlos Loustau, já tem no currículo uma final de Libertadores: a de 2020, no Maracanã, em que o Palmeiras venceu o Santos.
Retirado do Globoesporte.com
Patricio Loustau — Foto: Juan Mabromata/AFP