Gregos formalizam oferta por liberação imediata do atacante, que espera acerto entre os clubes para iniciar tratativas. Com vínculo até o fim de 2022 e renovação descartada, jogador pode assinar pré-contrato
O Flamengo vive um mercado agitado na janela de meio do ano em entradas e saídas. Enquanto tem propostas formais na mesa por Walace e Brian Rodriguez, o clube recebeu também uma oferta oficial do Panathinaikos pela liberação de Vitinho, que aguarda uma sinalização rubro-negra para negociar salários com os gregos.
Vitinho tem vínculo com o Flamengo até o dia 31 de dezembro e as partes já decidiram que não será renovado. Livre para assinar um pré-contrato, o jogador deixa a cargo do clube carioca a decisão sobre uma saída imediata. A proposta do Panathinaikos é por liberação gratuita com manutenção de parte dos direitos econômicos para venda futura.
Diante da possibilidade de aguardar para ter o camisa 11 rubro-negro sem custos a partir de janeiro, o Panathinaikos entende que o formato de negócio é suficiente para liberação tendo em vista a economia que o Flamengo fará em salários e a chance de lucro futuro. Vitinho tem 28 anos e já passou pelo futebol europeu, onde defendeu o CSKA Moscou em cinco temporadas.
Atual campeão da Copa da Grécia, o Panathinaikos busca um lugar na Conference League e monta elenco para tentar voltar a ser campeão da liga grega após 12 anos. O clube conta com um brasileiro no elenco, o volante Maurício, revelado pelo Fluminense.
A intensificação das críticas por parte da torcida desde que o meia-atacante retornou de lesão fizeram com que houvesse consenso de que a continuidade não faria sentido. No início de junho, um clube da Turquia (que não é o Fenerbahçe de Jorge Jesus) e outro do México formalizaram propostas, que foram recusadas pelo Flamengo.
No primeiro semestre, Flamengo e jogador chegaram a avançar nas tratativas pela renovação do contrato que vai até o fim de 2022. As partes debateram questões salariais e de tempo do novo vínculo, que seria de um ou dois anos. Os episódios recentes, por sua vez, pesaram para que a negociação fosse encerrada e Vitinho seguisse sua carreira em outro clube a partir de 2023.
Comprado ao CSKA de Moscou em 2018 por 10 milhões de euros (R$ 44 milhões à época), Vitinho soma 212 jogos, 29 gols e 33 assistências com a camisa do Flamengo. Sua melhor performance aconteceu em 2021, com 14 gols e 15 assistências. Na atual temporada, porém, são 20 jogos, nenhum gol e quatro passes decisivos.
Depois de sofrer grave lesão muscular na final do Carioca, contra o Fluminense, Vitinho ficou dois meses fora dos gramados e retornou contra o próprio Tricolor, pela oitava rodada do Brasileirão. Desde então, as vaias e críticas voltaram a ser uma constante, com destaque para o comportamento da torcida de Brasília nas vitórias sobre Coritiba e Juventude, quando o jogador foi alvo de protestos antes mesmo de entrar em campo.
Retirado do Globoesporte.com
Vitinho em ação na vitória sobre o Cuiabá, quando torcida voltou a subir o tom nas críticas — Foto: Marcelo Cortes/Flamengo