Homem de confiança de Marcos Braz, zagueiro de 35 anos é considerado peça-chave no clube pelo que entrega tecnicamente e na questão da liderança
O Flamengo renovará o contrato de David Luiz por mais uma temporada. A continuidade era esperada por conta de tudo que o zagueiro entregou em campo em 2022 e também pela influência positiva que tem dentro do grupo, principalmente em relação aos mais jovens.
Na última semana, o clube encaminhou a renovação de Léo Pereira (leia acima), com direito a valorização de um zagueiro que cresceu bastante em 2022. David, aliás, participou bastante do processo de evolução de Léo.
Outra liderança que teve vínculo renovado por uma temporada foi o lateral-esquerdo Filipe Luís.
Homem de confiança, liderança e identificação
Peça fundamental nas conquistas da Libertadores e da Copa do Brasil, David Luiz é homem de confiança de Marcos Braz, vice de futebol e principal responsável pela pasta. Com olhar atento, ajudou jogadores que pareciam desmotivados, casos de Léo Pereira e Rodinei, a se reerguerem.
O zelo pelos mais jovens, citado publicamente pelos próprios Garotos do Ninho, são mais um reflexo de sua liderança. O último a elogiá-lo foi Victor Hugo, em entrevista publicada pelo ge no último dia 2.
– É um cara fantástico. Eu acredito que ele foi o principal jogador para mim. Foi o que mais me ajudou nesse início de carreira. Principalmente na troca de treinador. Eu estava jogando, mas eu tive aqueles pensamentos: “Será que eu vou continuar aqui? Vou voltar para a base?”. Eu cheguei nele e conversei com ele. Ele me passou tranquilidade e confiança, me deu vários conselhos. Ele faz isso desde o primeiro dia que eu subi. Mas não é só comigo, é com todo mundo que está subindo. Ele é um cara que tem uma preocupação de verdade, ele quer o nosso bem e o nosso melhor. David me ajudou muito, é o paizão – afirmou Victor.
Nascido em 22 de abril de 1987, o paulista de Diadema tem a seu favor a identificação criada em poucos menos de um ano e meio de Flamengo. Tornou-se o jogador a ficar mais tempo com torcedores em desembarques e viagens rubro-negras pelo país. Não flamenguista quando pequeno, hoje não poupa palavras carinhosas.
– Acho que o Flamengo te dá oportunidade de, em todas as semanas, ter sentimentos que você não vai sentir em todos os clubes, em todos os lugares e em todos os jogos do mundo. O Flamengo é “tudo muito”. É tudo à flor da pele. Você sente a todo dia. O treino do Flamengo é especial, o jogo do Flamengo é especial. Você colocar a camisa do Flamengo é especial. O Flamengo é viver o melhor que o futebol tem.
Em um ano e três meses de Flamengo, David viveu todos os sentimentos com o clube. Viveu dificuldades em três vice-campeonatos, o mais duro deles o da Libertadores diante do Palmeiras. Falou firme quando necessário após algumas derrotas e viveu o melhor, com o tetra da Copa do Brasil e o tri da América.
Vai viver o Flamengo intensamente por mais uma temporada. O acerto já foi feito, e a iminente assinatura renovará os votos de uma intensa relação de sucesso entre David e o vermelho e preto.
Vitinho e David Luiz, Flamengo x Athletico, final da Libertadores — Foto: Reuters
Retirado do Globoesporte.com