Os talentos individuais fizeram a diferença, neste domingo, no Maracanã, e o Flamengo venceu o Fluminense por 3 a 2. A vitória na sexta e última rodada na Taça Rio, no entanto, não veio barata. Bruno Henrique, duas vezes, e Gabigol abriram vantagem de três gols no placar. Dodi e João Pedro diminuíram para o Tricolor.
Com o resultado, as duas equipes se classificaram para as semifinais da Taça Rio e voltam a se enfrentar já na próxima quarta-feira, às 21h30, também no Maracanã. O Tricolor terminou na liderança do Grupo B, com 11 pontos, à frente do Vasco. Já o Rubro-Negro avançou em segundo no Grupo C, com 14, atrás do Bangu, com 15.
O Maracanã praticamente todo rubro-negro deve ter empolgado o time do Flamengo, que começou a partida com mais intensidade e criando as melhores chances nos minutos iniciais do clássico. Gabigol teve duas oportunidades de abrir o placar. A defesa de um Tricolor com muitos reservas em campo dava sinais de nervosismo e errava passes e posicionamento. Abel colocou o time para pressionar a saída de bola adversária. E, neste ritmo, o primeiro gol rubro-negro não demorou a sair. Pará, que já vinha bem na partida, cruzou da direita para Bruno Henrique finalizar de canhota de dentro da área e correr para o abraço.
Flu acorda e quase empata
O Fluminense, que mal havia cruzado a linha de meio-campo até os dez minutos de partida e não havia finalizado até a parada técnica, finalmente acordou. Os papéis se inverteram e quem errou a saída de bola foi o Fla, com um vacilo de Rodrigo Caio. Caio Henrique acertou o travessão e no rebote de Matheus Gonçalves chutou, Arão salvou o gol de empate em cima da linha. A partir daí o jogo ficou mais equilibrado. O Flu aumentou a posse de bola, mas as melhores chances de gol foram do Fla. Arão, de cabeça, fulminou o travessão após cruzamento de Everton Ribeiro pela esquerda e uma bicicleta de Diego foi bloqueada por Agenor.
Contra-ataques mortais
Fernando Diniz colocou o time para cima do Fla na volta do intervalo. O que prevaleceu, no entanto, foram os talentos individuais do time de Abel. Em um contra-ataque rápido, aos cinco minutos, Diego fez lançamento na medida para Bruno Henrique ficar na cara do gol e só ter o trabalho de tocar na saída de Agenor. Sete minutos depois, em lance bem parecido, Allan errou passe no meio e Bruno Henrique lançou Gabigol. O artilheiro da temporada invadiu a área e bateu cruzado para fazer o terceiro do Fla e incendiar a torcida rubro-negra no Maraca.
Reação tricolor
Quando o jogo parecia definido a favor do time da Gávea, o Flu voltou a dar sinais de vida. Marcos Calazans fez bela jogada individual pela direita e cruzou para Dodi diminuir a diferença no placar. Partindo para o tudo ou nada, Diniz deu uma chance ao jovem João Pedro, que mostrou que tem estrela. Em sua primeira jogada, o garoto de 18 anos, já vendido para o Watford, mandou a bola para o fundo das redes de cabeça, aproveitando cruzamento de Julião. Mas foi só. Mesmo lutando, faltou qualidade técnica para buscar o empate, e um Flamengo mais equilibrado saiu com três pontos do Maracanã.
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 3 X 2 FLUMINENSE
Data/Hora: 24/03/2019, às 16h (de Brasília)
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Público/Renda: pagantes: 44.783, presentes: 48.385/ R$ 1.547.146,00
Árbitro: João Batista de Arruda Nota (RJ) L!: 5,5 Teve dificuldades de manter a disciplina no jogo, mas não influenciou no resultado
Assistentes: Carlos Henrique Alves de Lima Filho (RJ) e Diogo Carvalho Silva (RJ)
Cartões amarelos: Renê, Ronaldo e Diego (FLA); Daniel, Nino, Igor Julião, Allan, Marcos Calazans e Marlon (FLU)
Cartão vermelho: Pablo Dyego (48’/2ºT)
Gols: Bruno Henrique, 13’/1ºT (1-0) e 5’/2ºT (2-0), Gabigol, 12’/2ºT (3-0), Dodi, 18’/2ºT (3-1) e João Pedro, 25’/2ºT (3-2).
FLAMENGO: Diego Alves, Pará, Léo Duarte, Rodrigo Caio e Renê; Ronaldo, Willian Arão, Diego (Lucas Silva, 38’/2ºT) e Everton Ribeiro, Bruno Henrique (Vitor Gabriel, 47’/2ºT) e Gabigol (Uribe, 27’/2ºT). Técnico: Abel Braga.
FLUMINENSE: Agenor; Igor Julião (Pablo Dyego, 30’/2ºT),Nino, Léo Santos, Marlon e Allan (João Pedro, 23’/2ºT); Daniel,Caio Henrique, Ganso e Mateus Gonçalves (Dodi, intervalo); Marcos Calazans Técnico: Fernando Diniz.
Lancenet