O Campeonato Carioca de 2019 já tem os grupos, a tabela e o formato definidos. Em reunião na tarde desta terça-feira do Conselho Arbitral da Ferj, com presidentes e representantes dos clubes da Primeira Divisão do Estadual, foram definidos as princiais questões para a competição da próxima temporada, que começará no dia 22 de dezembro e vai até 21 de abril.
As novidades serão a implementação do VAR (árbitro de vídeo) em 10 jogos (nas semifinais e finais dos turnos e da fase final) e a programação para todos os clássicos serem realizados no final de semana, de forma a atrair maiores públicos. A única exceção possível é na final da Taça Rio, prevista para uma quarta-feira.
Nelson Mufarrej, do Botafogo, e Pedro Abad, do Fluminense, foram os únicos presidentes presentes. O Alvinegro também teve a presença do vice-presidente executivo, Luis Fernando Santos, enquanto Flamengo e Vasco foram representados, respectivamente, pelo diretor jurídico André Galdeano e pelo diretor executivo Alexandre Faria.
Atuais campeão e vice, Botafogo e Vasco ficam em grupos diferentes e serão os mandantes dos clássicos da Taça Guanabara. Após sorteio acompanhado pela imprensa, o Alvinegro ficou no Grupo C, ao lado do Flamengo, enquanto o Cruz-Maltino foi para a Chave B, junto com o Fluminense
O formato da competição será o mesmo dos últimos dois anos, apesar das críticas. Por exemplo, Flamengo e Fluminense, campeões dos turnos em 2018, não foram para a final do estadual. Questões como mudança de vantagem, datas de inscrição e afins ainda serão debatidas em outro encontro até dezembro.
O primeiro clássico será Botafogo x Flamengo, na terceira rodada da Taça Guanabara, dia 26 ou 27 de janeiro. Vasco x Fluminense será o segundo, na quinta rodada da Taça Guanabara, nos dias 2 ou 3 de fevereiro. A primeira rodada do Carioca terá:
Fluminense x Volta Redonda
Madureira x Vasco
Portuguesa x 2º colocado da Seletiva
Flamengo x Bangu
Cabofriense x Botafogo
Boavista x 1º colocado da Seletiva.
Grupo B
Fluminense, Vasco, Portuguesa, Madureira, Volta Redonda, 2° classificado da seletiva
Grupo C
Flamengo, Botafogo, Bangu, Boavista ,Cabofriense e 1° classificado da seletiva
Globoesporte