Morre Maurício Assumpção, ex-presidente do Botafogo

Ex-dirigente do clube estava com câncer no sistema linfático

Presidente do Botafogo de 2009 a 2014, Maurício Assumpção morreu nesta terça-feira, aos 60 anos. O ex-dirigente havia sido diagnosticado com câncer no sistema linfático no início deste ano.

Nos últimos meses, o dentista e executivo fez sessões de quimioterapia semanalmente. O câncer nesta região do corpo é raro. O sistema linfático representa uma vasta rede de vasos que levam fluídos para todo o sistema circulatório.

Após deixar a presidência do Botafogo, Maurício começou a estudar mais sobre o dia a dia do futebol. O ex-dirigente chegou a fazer um período de estágio nas categorias de base do Vasco no ano passado.

Maurício Assumpção foi o presidente responsável, em 2012, pela contratação de Seedorf, uma das maiores da história do Botafogo. Com o holandês, o clube conquistou em 2013 um dos dois títulos cariocas na gestão do ex-presidente – o outro foi em 2010, na cavadinha histórica de Loco Abreu.

Com dois títulos no currículo, a gestão do ex-presidente acabou esportivamente mal, com o rebaixamento em 2014.

Fora de campo, a passagem de Maurício Assumpção pelo Botafogo teve polêmicas. O ex-presidente foi processado pelo clube em 2017, na gestão Carlos Eduardo Pereira, que entrou com ação contra cobrando perdas e danos. Não houve condenação a Assumpção.

O ex-presidente chegou a ser excluído do quadro de sócios do clube pela antiga gestão, mas retornou aos associados ainda em vida, este ano, por Durcesio Mello, atual presidente do Botafogo.

Retirado do DOL

Mauricio Assumpção foi presidente do Botafogo entre 2009 e 2014 — Foto: Fred Huber / Globoesporte.com

Sobre o autor