Espanha aplica goleada histórica na Costa Rica e assume a liderança do Grupo E da Copa do Mundo

Geração recheada de jovens não deu chances para o time caribenho. Diferença de gols superou recorde espanhol de 1998

Temos uma nova maior goleada na Copa do Mundo do Qatar. Na tarde desta quarta-feira, a Espanha aplicou 5 a 0 na Costa Rica e assumiu a liderança do Grupo E. Foi apenas a primeira rodada da competição, mas Olmo, Asensio, Ferrán Torres (duas vezes), Gavi, Soler e Morata fizeram os gols do jogo, disputado no Estádio Al Thumama, em Doha.

DOMÍNIO TOTAL
A La Roja transformou a superioridade técnica e a enorme fragilidade defensiva dos caribenhos em gols muito rapidamente. Após duas boas chegadas ao ataque, o primeiro gol foi marcado por Olmo, após assistência de Gavi. Asensio, livre de marcação, marcou o segundo, aos 20. O último do primeiro tempo foi marcado por Ferrán, de pênalti, aos 30.

ATROPELO
A segunda etapa começara havia oito minutos quando Ferrán Torres recebeu na área, tentou a finalização, foi travado, mas girou na sequência e guardou. Foi o quarto gol. O quinto “demorou”. Aos 29, Morata, achou Gavi livre na área, e a finalização pareceu tacada de sinuca.

NA HISTÓRIA
Houve tempo para mais dois gols. Navas interveio com sucesso após cruzamento rasteiro, mas a bola se ofereceu para Soler marcar o sexto gol. O sétimo foi de Morata, após passe de Olmo. Esta foi a maior goleada da Espanha na história das Copas do Mundo. Superou o 6 a 1 na Bulgária, em 1998.

FICHA TÉCNICA
ESPANHA 7 X 0 COSTA RICA


Estádio: Al Thumama, Doha (QAT)
Data e hora: 23 de novembro de 2022, às 13h (de Brasília)
Árbitro: Mohammed Abdullah Hassan Mohamed (EAU)
Assistentes: Mohamed Alhammadi (EAU) e Hasan Almahri (EAU)
Árbitro de vídeo: Muhammad Bin Jahari (CIN)
Público presente: 40.013 pessoas

Gols: Olmo (11’/1ºT 1-0), Asensio (20’/1ºT 2-0), Ferrán Torres (30’/1ºT 3-0), Ferrán Torres (8’/2ºT 4-0), Gavi (29’/2ºT 5-0), Soler (44’/2ºT 6-0) e Morata (47’/2ºT 7-0)

Cartão amarelo: Calvo (CRC)
Cartão vermelho: Não houve

ESPANHA: Simón, Azpilicueta, Rodri, Laporte e Alba (Balde, 18’/2ºT); Busquets (Koke, 18’/2ºT), Gavi e Pedri (Soler, 12’/2ºT); Ferrán Torres (Morata, 12’/2ºT), Asensio (Nico Williams, 23’/2ºT) e Olmo – Técnico: Luis Enrique.

COSTA RICA: Navas, Fuller, Duarte, Calvo e Oviedo; Celso Borges (Aguilera, 26’/2ºT), Tejeda, Martínez (Watson, Intervalo) e Benette (Bryan Ruiz, 15’/2ºT); Contreras (Zamora, 15’/2ºT) e Campbell – Técnico: Luis Fernando Suárez

Retirado do Lancenet

Olmo fez o primeiro da Espanha no goleiro Navas, da Costa Rica (Odd ANDERSEN / AFP)

Sobre o autor