Enchente em Porto Alegre invade gramado da Arena do Grêmio;

Cerca de 500 moradores da comunidade afetada pelas inundações foram abrigados no estádio

O bairro Humaitá, na zona norte de Porto Alegre, que abriga a Arena do Grêmio, é mais um local fortemente atingido pelas enchentes históricas no Rio Grande do Sul. Fotos divulgadas na tarde deste sábado mostram o gramado do estádio completamente alagado (veja abaixo). Cerca de 500 pessoas deixaram suas casas e se abrigaram na Arena nas últimas horas.

O estádio está sem energia elétrica e água. Por essa razão, os moradores presentes na Arena estão sendo encaminhados para os abrigos municipais, que oferecem infraestrutura adequada.

De acordo com nota oficial da Arena Porto-Alegrense, dos 500 desalojados, 200 já foram realocados para locais seguros preparados pela prefeitura, enquanto 300 pessoas, aproximadamente, continuam recebendo assistência dentro da casa gremista.

Conforme apurou o ge, membros da equipe de segurança ainda estão ilhados no estádio. O tour e as visitas ao museu do clube estão indisponíveis desde sexta-feira por questões de segurança.

Na tarde deste sábado, o Guaíba atingiu o nível de 5,19 metros, o que nunca havia ocorrido na história. A cheia do lago ultrapassou a conta de inundação em mais de dois metros.

De acordo com as autoridades, são 62 mortos, 74 desaparecidos e 107 feridos no estado. A Defesa Civil soma 82,5 mil pessoas fora de casa, sendo 13,3 mil em abrigos e 69,2 mil desalojadas, que recebem abrigo nas casas de familiares ou amigos. Ao todo, 317 dos 496 municípios do estado registraram algum tipo de problema, afetando 510,5 mil pessoas.

Nota Oficial da Arena do Grêmio

Informamos que até o momento, a Arena do Grêmio abrigou aproximadamente 500 moradores da comunidade afetada pelas inundações. Destes, 200 já foram realocados para abrigos oficiais, enquanto cerca de 300 pessoas continuam recebendo assistência dentro da Arena.

A magnitude do desastre deixou o estádio do tricolor temporariamente ilhado, com as águas penetrando no espaço do gramado. No entanto, nossa prioridade absoluta é garantir a segurança e o bem-estar de todos os que estão lá. Além disso, estamos trabalhando para avaliar e restaurar o gramado da Arena assim que possível, buscando alternativas viáveis para sua recuperação.

Reafirmamos nosso compromisso de colaborar com todos os setores da sociedade para superar essa crise e reconstruir o que foi perdido.

Globoesporte.com

Gramado da Arena do Grêmio está completamente alagado — Foto: Diego Baldi

Sobre o autor