Em preparação para o Mundial, Fluminense é derrotado pelo Grêmio comandado por Suárez no Maracanã

Atacante uruguaio marcou belos gols, com direito a pênalti de cavadinha. Everton Galdino completou a vitória; Arias e John Kennedy marcaram para o Flu

Nesta quarta-feira (6), o Fluminense foi derrotado pelo Grêmio por 3 a 2, em pleno Maracanã, pela última rodada do Campeonato Brasileiro. Em atuação abaixo da média, o Tricolor do Rio não correspondeu às expectativas de uma preparação para o Mundial de Clubes, e sofreu nas mãos de um inspirado Suárez. Em grande noite, o uruguaio foi às redes duas vezes, com direito a pênalti de cavadinha. Arias e John Kennedy marcaram para o Flu.

Com o resultado, a equipe comandada por Fernando Diniz terminou o campeonato na sétima colocação, alcançando a marca de 56 pontos. Já o Grêmio, com o triunfo, terminou na segunda posição e garantiu a vaga direta na fase de grupos da Libertadores, com 68 pontos feitos.

 Cinco lances que marcaram a partida

1️⃣ MUITA CATEGORIA! Em toque de mão de Rodrigo Ely, o pênalti foi marcado. Jhon Arias foi para a cobrança e deslocou Caíque com muito estilo.

2️⃣ O HOMEM SE DESPEDE! Suárez recebeu com campo aberto, driblou o goleiro Fábio e completou para as redes em belo gol.

3️⃣ FLECHADA! Everton Galdino bateu de fora da área e marcou o gol da virada. Felipe Melo não gostou da comemoração e foi tirar satisfação com o atacante, gerando tumulto entre os jogadores.

4️⃣ O ÚLTIMO ATO! Ferreira sofreu pênalti polêmico, cometido por Guga. Suárez cobrou com direito a cavadinha e marcou o terceiro do Imortal.

5️⃣ ILUMINADO! John Kennedy fez linda jogada individual, costurando a defesa adversária, e bateu no canto para descontar.

⏱ Como foi o primeiro tempo?

Sem grandes pretensões, nenhuma das duas equipes optou por fazer grandes pressões no adversário no início, mas o Grêmio teve maior controle. As grandes oportunidades vieram com belos voleios de Suárez e Marcelo, mas ambos foram sobre o gol. Porém, em infelicidade, Rodrigo Ely colocou o braço na bola dentro da área. Jhon Arias cobrou a penalidade com muita categoria, deslocando Caíque e inaugurando o marcador. Na reta final da primeira etapa, em contra-ataque, Suárez recebeu com campo aberto, limpou Fábio e colocou no fundo das redes. Ainda houve tempo para Everton Galdino, em sua especialidade, bater de média distância e acertar o canto do arqueiro, virando o confronto.

⏱ E a segunda etapa?

O Grêmio voltou melhor do vestiário e deu o primeiro gosto de perigo ao torcedor em finalização de Pepê. A ousadia de Diniz nas alterações não foi suficiente, e o Imortal buscou o terceiro: Guga e Ferreira trombaram na área, e o árbitro marcou pênalti; Suárez foi para a cobrança e mostrou mais uma vez sua genialidade ao acertar linda cavadinha e registrar o terceiro. O Tricolor partiu para uma pressão imediata e teve boas chances, com John Kennedy e Cano desperdiçando oportunidades no mesmo lance. No fim, John Kennedy, que veio do banco, conseguiu diminuir em linda jogada individual. Nos últimos minutos, a pressão do Fluminense acabou não surtindo efeito, e o 3 a 2 permaneceu no placar.

O que vem por aí?

O Fluminense agora volta suas atenções para a disputa do Mundial de Clubes, que será disputado entre os dias 12 e 22 de dezembro, na Arábia Saudita. Já o Grêmio, sem mais compromissos em 2023, descansa para o próximo ano.

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

⚽ FICHA TÉCNICA
Fluminense 2×3 Grêmio
38ª rodada – Campeonato Brasileiro


Data e horário: quarta-feira, 6 de dezembro de 2023, às 21h30 (horário de Brasília)
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Arbitragem: Wilton Pereira Sampaio (árbitro FIFA – GO); Bruno Raphael Pires (auxiliar FIFA 1 – GO) e Leone Carvalho Rocha (auxiliar 2 – GO); Paulo Cesar Zanovelli da Silva (quarto árbitro FIFA – MG); Rodolpho Toski Marques (VAR FIFA – PR) e Sidmar dos Santos Meurer (AVAR – PR)
Público: 43.286 torcedores presentes

Cartões amarelos:
 André, Nino e John Kennedy (FLU); Rodrigo Ely, Reinaldo e Kannemann (GRE)
Cartões vermelhos:
 –

GOLS: Jhon Arias, 34/1ºT, e John Kennedy, 36/2ºT (FLU); Suárez, 43/1ºT e 19/2ºT, e Everton Galdino, 45/1ºT (GRE)

FLUMINENSE
Fábio; Guga (Yony González, 30/2ºT), Nino (Thiago Santos, 1/2ºT), Felipe Melo (John Kennedy, 1/2ºT) e Marcelo (Diogo Barbosa, 30/2ºT); André e Martinelli; Jhon Arias, Paulo Henrique Ganso (Lima, 30/2ºT) e Keno; Germán Cano

Técnico: Fernando Diniz

GRÊMIO
Caíque; João Pedro, Rodrigo Ely, Kannemann e Reinaldo; Villasanti, Pepê (Ronald, 42/2ºT) e Carballo (Cristaldo, 19/2ºT); Ferreira (Cuiabano, 33/2ºT), Suárez (JP Galvão, 42/2ºT) e Everton Galdino (Nathan, 25/2ºT)

Técnico: Renato Gaúcho

Retirado do Lancenet

Suárez celebra um de seus 15 gols no campeonato (FOTO: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA)

Sobre o autor