Em jogo de expulsões, Flamengo bate o Bahia, dorme no G4 e vence a primeira fora de casa no Brasileirão

Rubro-Negro fica com os três pontos, com gols de Matheus França, Gabigol e David Luiz, e chega ao segundo triunfo seguido na competição

Flamengo conquistou a sua primeira vitória fora de casa no Campeonato Brasileiro. Na Arena Fonte Nova, o Rubro-Negro bateu o Bahia por 3 a 2 e entrou no G4 da competição, de forma provisória. Matheus França, Gabigol e David Luiz marcaram para o time carioca, enquanto Biel e Ademir descontaram para os donos da casa. A partida foi marcada pelas expulsões de Rezende e Kanu por reclamação dos jogadores do Tricolor.

Com o resultado, o Rubro-Negro agora soma nove pontos, Já o Esquadrão Tricolor, por sua vez, segue com seis e ocupa a décima terceira colocação. O confronto marcou a estreia do uniforme número 2 do clube carioca para a sequência desta temporada. 

INÍCIO EQUILIBRADO

O Flamengo iniciou a partida com mais volume de jogo e tendo espaço para contra-atacar, porém a primeira grande chance foi do Bahia. Cauly cobrou a falta no lado direito e, por pouco, quase surpreendeu Matheus Cunha, mas o arqueiro espalmou para fora. Em rápida jogada em velocidade, Everton Cebolinha avançou para o meio, mas bateu fraco nas mãos de Marcos Felipe.

PELO ALTO

Os donos da casa buscaram jogadas aéreas para surpreender a defesa rubro-negra, porém faltou eficiência para levar perigo. A equipe de Jorge Sampaoli também encontrou nas bolas alçadas na área o caminho para abrir o placar e conseguiu. Arrascaeta cobrou falta na cabeça de David Luiz, que escorou para Matheus França abrir o placar.

HOJE TEVE

Logo em seguida, o uruguaio voltou a aparecer bem e ser decisivo. O meia recebeu um bom passe de Everton Cebolinha e, na área, deu um drible desconcertante em Vitor Hugo. O zagueiro não teve o que fazer a não ser derrubar o jogador do Flamengo. Na cobrança, Gabigol foi eficiente, tirou do goleiro e ampliou o placar na Fonte Nova.

TRICOLOR DESCONTA

Como pelo alto os donos da casa não foram felizes, mudaram a estratégia para as triangulações por dentro. Foi em um jogada desse estilo que o Bahia conseguiu diminuir o placar. Cauly e Thaciano tabelaram pelo meio, e o camisa 11 encontrou Biel com liberdade entre os zagueiro rubro-negros. O camisa 11 finalizou no canto de Matheus Cunha.

XERIFE DESENCANTOU

No fim do primeiro tempo, o Bahia se lançou ao ataque e levou perigo com Ryan. O atleta fez boa jogada pela esquerda e finalizou para boa defesa de Matheus Cunha. Na sequência, Everton Cebolinha cobrou falta, na medida, na cabeça de David Luiz. O zagueiro marcou seu primeiro gol com a camisa do Flamengo e ampliou o placar. 

CINCO MUDANÇAS DE UMA VEZ

Na volta do intervalo, o técnico Jorge Sampaoli decidiu fazer cinco alterações no time de uma só vez, algo incomum no futebol brasileiro. Entraram Santos, Wesley, Erick Pulgar, Vidal e Bruno Henrique nos lugares de Matheus Cunha, David Luiz, Thiago Maia, Matheus França e Everton Cebolinha.

SEGUE VIVO

Depois de uma falta de Arturo Vidal, o Bahia diminuiu o placar e mostrou que estava vivo na partida para tentar buscar o empate. Ryan cobrou na área e a bola sobrou para Ademir, que havia acabado de entrar. O atacante finalizou, sem chances para o goleiro Santos. 

EXPULSÕES NA FONTE NOVA

O Bahia tentava o empate quando teve duas expulsões em sequência. A primeira delas aconteceu em uma falta de Rezende, que já tinha cartão amarelo, em Wesley. Minutos depois, Kanu disputou a bola com Gabigol e também levou o vermelho. Na saída de campo, o defensor estava inconformado com a decisão da arbitragem.

CHANCES DESPERDIÇADAS

Na reta final da partida, ambos os times perderam oportunidades. Do lado do Bahia, Biel dividiu com Fabrício Bruno e a bola sobrou para Cauly mandar por cima da meta de Santos. Pelo Flamengo, Wesley foi acionado pela direita e cruzou para Ayrton Lucas mandar por cima. Em outro bom momento, Arrascaeta cruzou para Gabigol estufar a rede, mas o atacante estava em impedimento.

MINUTOS FINAIS

Por pouco, o Tricolor não deixou tudo igual no placar. Ademir cruzou na área, mas Acevedo cabeceou para fora. O Rubro-Negro também teve a chance de sacramentar a vitória com Ayrton Lucas, mas Ryan afastou o perigo. No fim, a equipe carioca ficou com os três pontos.

OLHO NA AGENDA

Na próxima rodada, o Bahia volta a atuar na Fonte Nova, desta vez contra o Goiás, dia 20, sábado, às 16h. O Flamengo, por sua vez, mede forças com o Corinthians no dia seguinte, às 16h, no Maracanã. Ambas as partidas são válidas pela 7ª rodada. 

Antes disso, ambas as equipes entram em campo pela Copa do Brasil no meio da semana. O Rubro-Negro encara o clássico contrra o Fluminense, na terça, às 21h, no Maracanã. Na quarta, o Bahia visita o Santos, às 19h, na Vila Belmiro. Ambos são jogos de ida das oitavas de final da competição eliminatória. 

FICHA TÉCNICA
BAHIA 2X3 FLAMENGO – 6ª RODADA DO CAMPEONATO BRASILEIRO
Local:
 Arena Fonte Nova, Salvador (BA)
Data e hora: Sábado, 13/05, às 16h (Brasília)
Árbitro: Paulo César Zanovelli da Silva (FIFA-MG)
Assistentes: Bruno Boschilia (FIFA-PR) e Marcyano da Silva Vicente (MG)
VAR: Wagner Reway (FIFA-PB)
Cartões Amarelos: Vitor Hugo, Kanu, Yago Felipe, Rezende, David Duarte, Ademir (BAH) / Arturo Vidal, Arrascaeta, Ayrton Lucas, Léo Pereira, e Fabrício Bruno (FLA)

Cartões Vermelhos: Rezende e Kanu (BAH)

Gols: Matheus França (22’/1T) (0-1) / Gabigol (28’/1T) (0-2) / Biel (34’/1T) (1-2) / David Luiz (48’/1T) (1-3) / Ademir (5’/2T) (2-3)

BAHIA (Técnico: Renato Paiva)

Marcos Felipe; Kanu, Vitor Hugo (Ademir – intervalo), Rezende; Jacaré, Yago Felipe (Acevedo, 14’/2T), Thaciano, Cauly, Matheus Bahia (Ryan, 10’/1T); Biel e Arthur Sales (Layly ,28’/2T)

FLAMENGO (Técnico: Jorge Sampaoli)
Matheus Cunha; Fabrício Bruno, David Luiz (Wesley – intervalo), Fabrício Bruno e Ayrton Lucas; Thiago Maia (Erick Pulgar – intervalo), Victor Hugo, Arrascaeta, Matheus França (Arturo Vidal – intervalo); Everton Cebolinha (Bruno Henrique – intervalo) e Gabigol.

Retirado do Lancenet

Gabigol marcou um dos gols da vitória do Flamengo sobre o Bahia na Fonte Nova(Gilvan de Souza / CRF)

Sobre o autor