Em desespero, jogadores brasileiros e familiares deixam hotel na Ucrânia em comboio de carros

Atletas do Shakhtar e Dínamo embarcaram em trem como sugerido pela embaixada brasileira; destino é a Romênia

Os jogadores brasileiros que estavam abrigados num bunker em um hotel de Kiev já deixaram o local. Junto com seus familiares e outros brasileiros, os atletas do Shakhtar e Dínamo saíram em um comboio de carros próprios rumo a uma estação de trem localizada a aproximadamente dois quilômetros do Opera Hotel na capital ucraniana. Todos já embarcaram no trem rumo a cidade de Chernivtsi, no Oeste da Ucrânia. De lá, pegarão outro trem para Romênia.

Chorando muito, Maria Souza, esposa do zagueiro Marlon, do Shakhtar, relatou a dramática saída do hotel

– Estamos saindo daqui agora. A embaixada informou que vai ter três trens saindo daqui. Estamos saindo em comboio com todos os brasileiros até a estação. É tudo muito assustador – disse Maria, que tomava conta de três crianças pequenas no banco de trás do veículo enquanto registrava a viagem até a estação.

A solução do trem foi proposta pelo Itamaraty, que colocou uma estação em Kiev como ponto de partida e sem a necessidade de comprar bilhetes

Em um primeiro momento, os brasileiros se negaram a pegar o trem alegando falta de segurança. Mas diante da situação complicada no hotel (comida acabando, internet com falhas, entre outros problemas), resolveram deixar o local, onde estavam refugiados desde a invasão russa iniciada na última quinta-feira.

Portugueses resgatados pela Embaixada

Mais cedo, atletas portugueses do Shakhtar, que também estavam em Kiev, assim como o técnico luso Paulo Fonseca conseguiram deixar o país em automóveis disponibilizados pela Embaixada portuguesa.

De acordo com o portal “Mais Futebol”, foram mais de vinte e quatro horas viajando em dois carros, cada um de quinze lugares, que tiraram todos os portugueses que estavam na capital ucraniana do país. O comboio saiu pela fronteira com a Moldávia em direção a Romênia. De lá, pegarão voo de volta a Portugal.

Shakhtar diz que está tentando ajudar

O Shakhtar se pronunciou sobre a situação neste sábado e disse estar tentando ajudar os jogadores estrangeiros do clube.

– Estamos tentando encontrar opções para evacuar nossos estrangeiros e suas famílias. comunicação interna, trocar informações, apoiar uns aos outros – disse Sergei Palkin, CEO do Shakhtar.

Os relatos antes deste sábado é de que os jogadores foram deixados no hotel e não tiveram mais contato com seus clubes. Antes da invasão, tanto Dínamo de Kiev quanto Shakhtar realizaram intertemporada fora da Ucrânia e, mesmo com o aumento das tensões, decidiram retornar a Kiev.

Confira a nota do Itamaraty

“* AVISO IMPORTANTE – POSSIBILIDADE DE PARTIDA DE KIEV *

Haverá HOJE trem que partirá às 22:00 da Estação Central de Kiev com destino à cidade de Chernivtsi, no oeste do país.

Caso considerem que a situação de segurança em suas localidades o permita, cidadãos brasileiros e latino-americanos registrados junto à Embaixada poderão dirigir-se à estação (link com localização abaixo). Não é necessário comprar bilhetes. A chefia da estação está avisada do assunto, e buscará atender os cidadãos brasileiros e latino-americanos. Sugere-se que os interessados cheguem com antecedência.

A situação de segurança e de disponibilidade de transporte na cidade é instável e sujeita a mudanças repentinas, de modo que não é possível garantir a partida ou lugares suficientes. Prioridade deverá ser dada a mulheres, crianças e idosos. Viajantes que tenham sucesso em partir com o trem deverão ter em conta relevantes dificuldades na chegada, onde há problemas com a falta de hospedagem, transporte para a fronteira, bem como longas filas na imigração.

Os cidadãos que decidirem escolher essa viagem o farão por conta e risco próprio. A embaixada terá condições mínimas de prestar ajuda durante o trajeto até a fronteira com a Romênia, embora esteja sendo negociada a possibilidade de que o Conselho Regional de Chernivtsi ofereça transporte até a fronteira.

A embaixada do Brasil em Bucareste informará às autoridades romenas os nomes e números de documento de todos aqueles que embarcarem no trem, com vista a assegurar, na medida do possível, que os trâmites para entrada na Romênia sejam expeditos. A embaixada em Bucareste tentará, ainda, contratar ônibus para trasladar os cidadãos brasileiros até a capital romena.

Solicita-se a todos que se mantenham atentos às comunicações neste canal (Telegram e Facebook) para possíveis mudanças de planos.

Os cidadãos e seus familiares devem estar munidos de documentos de viagem ou identificação. Sendo esta uma evacuação de emergência, os passageiros devem carregar consigo apenas o essencial”.

Retirado do Globoesporte.com

Jogadores brasileiros que estavam em hotel em Kiev já estão no trem rumo a Romênia — Foto: REPRODUÇÃO

Sobre o autor