De virada, Hugo Calderano derrota cazaque em jogo tenso e avança às oitavas no Mundial de Doha

Brasileiro vence Kirill Gerassimenko por 4 sets a 2, parciais 9/11, 9/11, 11/5, 12/10, 11/9 e 11/7, e se prepara para enfrentar o nigeriano Quadri Aruna na próxima fase

Hugo Calderano vive sua melhor fase na carreira. Depois de ser campeão da Copa do Mundo em Macau, na China, o número 3 do ranking segue imbatível no Campeonato Mundial em Doha, o torneio mais importante do ano. Nesta quarta-feira, melhor mesa-tenista brasileiro da história venceu uma partida dura contra o cazaque Kirill Gerassimenko por 4 sets a 2, parciais 9/11, 9/11, 11/5, 12/10, 11/9 e 11/7, e avançou às oitavas de final no Catar. Bruna Takahashi, a única representante nas oitavas do feminino, vai encarar Xingtong Chen, chinesa n° 3 do ranking, que a eliminou na copa do mundo, nesta quinta-feira.

– Nunca é fácil voltar de 2 a 0. Não estava achando o ritmo. Acho que me mantive bem no jogo e consegui a virada. Me deu muita confiança depois do título da Copa do Mundo. Sei da pressão, tem muita gente me assistindo, mas feliz de estar nas oitavas de final – comemorou Hugo Calderano.

A diferença de ranking entre o brasileiro e o cazaque era grande, mas o jogo foi disputado de igual para igual. Hugo, cabeça de chave número 3, se mostrou ansioso para matar os pontos no início da partida contra o 59º do mundo e teve que correr atrás depois de dois sets perdidos. Com a vitória dos próximos quatro sets seguidos, Calderano se garantiu nas oitavas de final do campeonato mais importante do ano. Ele vai enfrentar o nigeriano Quadri Aruna, cabeça de chave número 19.

O Mundial é a maior competição do calendário internacional de tênis de mesa em 2025, maior até que a Copa do Mundo. O evento entrega 2.000 pontos aos campeões – o mesmo que os Jogos Olímpicos e os WTT Grand Smashes, equivalentes a um Grand Slam da modalidade.

De virada, Hugo Calderano se garante nas oitavas

O jogo começou um pouco mais difícil do que era esperado para o brasileiro. Um pouco ansioso para matar os pontos, Hugo Calderano cometeu alguns erros e viu seu adversário dar sorte em pontos cruciais, contando com a ajuda da rede e da “casquinha” – quando a bola resvala na ponta da mesa do oponente. Gerassimenko fechou o set por 11/9 e garantiu a vantagem no início da partida.

O adversário do brasileiro mostrou, a todo momento, muita tranquilidade para arriscar nas pancadas e forçar erros na esquerda do Hugo. O segundo set foi parecido com o primeiro e terminou com a mesma pontuação no placar. O cazaque assumiu a liderança e emplacou outros 11/9, abrindo 2 a 0 em sets.

Hugo entrou na partida no terceiro set. Mostrou todo o seu favoritismo, ganhou confiança e foi agressivo para garantir 11/5 no placar. O caminho ainda era longo, precisava de mais um set para empatar o jogo. E foi o que aconteceu. Ainda com dificuldades, Hugo resistiu ao nervosismo e garantiu o quarto set por 12/10, deixando tudo igual, 2 a 2 na partida.

Com agressividade nas batidas, o brasileiro lutou em todos os pontos em uma partida disputada e garantiu dois sets seguidos. Com 11/9 no quinto e 11/7 no sexto, Hugo Calderano avançou às oitavas de final.

Hugo Calderano avança no Mundial em Doha — Foto: Getty Images

Retirado do Globosporte.com

Sobre o autor