Cruzeiro anuncia Henrique Dourado

Jogador não atua desde agosto do ano passado e assinou contrato até o final de 2023

Cruzeiro anunciou a contratação do atacante Henrique Dourado, de 33 anos, para um contrato até o fim do ano. O “Ceifador” retorna ao clube após oito anos para disputar posição com Gilberto, atual titular no comando de ataque. Em 2015, o jogador disputou 11 jogos e marcou um gol pela Raposa.

Henrique Dourado chega com contrato somente até o final deste ano. O motivo é o fato de não atuar desde agosto do ano passado e ter feito apenas 52 jogos desde 2020, com 22 gols e cinco assistências anotadas no período. Terá cláusula de produtividade no acordo.

– Muito feliz em retornar ao Cruzeiro, após esse longo tempo. Espero ajudar o mais rapido possível. Já conheço alguns jogadores do elenco. Espero poder me adaptar o mais rápido possível. Vamos trabalhar firmes e duro. Nunca vai faltar empenho, nunca irá gols, não irá faltar força de vontade. Acho que é isso, pode esperar muito vontade de ajudar. E muita ceifada (risos) – disse o jogador ao canal do clube.

O experiente jogador chegou a Belo Horizonte há 10 dias para realizar exames e testes físicos antes da assinatura do contrato. Ele vinha treinando por conta própria, com auxílio de um preparador físico, em São Paulo.

Na publicação do Cruzeiro anunciando a contratação, Marcelo Moreno, centroavante que fez sucesso na Raposa e foi adversário de Dourado na China, desejou sucesso ao companheiro de posição: “Boa sorte, matador”, escreveu

Henrique Dourado está sem jogar desde 21 de agosto do ano passado, após ser suspenso por empurrar um árbitro enquanto atuava no futebol chinês (assista à explicação dele no vídeo acima). A punição foi revogada pela FIFA em janeiro, após o atacante rescindir com o Henan Songshan.

Desde que foi liberado de cumprir a suspensão inicial de um ano, Henrique Dourado recebeu sondagens de clubes da Série A e da Série B do Campeonato Brasileiro. Ele foi registrado pelo Cianorte-PR na CBF, mas não para ser opção no Paranaense. Apenas utilizou a estrutura do clube para se preparar fisicamente, pensando no retorno aos gramados. Houve a rescisão formal no dia 24 de janeiro e, portanto, estava legalmente livre no mercado.

Henrique Dourado fez sua estreia como profissional em 2008, quando começou a rodar por alguns clubes no interior de São Paulo. Conseguiu mais destaque pelo Palmeiras, em 2014, e teve rápida passagem pelo Cruzeiro, no ano seguinte. Também passou por Portugal e retornou ao Brasil para defender o Fluminense, com 32 gols em 59 jogos. Ainda passou pelo Flamengo e, novamente, pelo Palmeiras, antes de ficar os três últimos anos na China.

Retirado do Lancenet

Henrique Dourado Cruzeiro — Foto: Gustavo Aleixo

Sobre o autor