Costa Rica surpreende, vence o Japão e ajuda Alemanha pelo Grupo E da Copa do Mundo

Gol saiu na primeira finalização da Costa Rica na Copa do Mundo

Costa Rica venceu o Japão por 1 a 0 no primeiro jogo da segunda rodada do Grupo E da Copa do Mundo neste domingo. Essa é a sétima participação dos japoneses e a sexta dos costarriquenhos em um Mundial e foi a primeira vez que as seleções se enfrentaram.


Com o resultado, o Japão segue no segundo lugar, atrás da Espanha e à frente da Costa Rica, ambos com três pontos. Alemanha fecha o grupo com zero. Na próxima quinta-feira, o Japão, enfrenta a Espanha e a Costa Rica finaliza a fase de grupos contra a Alemanha, ambas as partidas às 16h (de Brasília).

PRIMEIRO TEMPO SONOLENTO

A partida começou com o Japão propondo o jogo, em busca de espaços, mas sem levar perigo ao gol adversário com a lenta movimentação no ataque. Já a Costa Rica bem postada defensivamente, jogando retrancada e apostando em lançamentos longos para o setor ofensivo.

Ao longo da primeira etapa, os japoneses tentavam achar um buraco na defesa com a troca de passes e os costarriquenhos tinham dificuldade de sair da linha defensiva e chegar no ataque. As duas equipes com muito erros de passes. O jogo ficou lento, sem objetividade das duas seleções e os goleiros Gonda e Navas praticamente não tiveram trabalho.

SEGUNDO TEMPO: ENFIM A FINALIZAÇÃO DA COSTA RICA

Logo no primeiro minuto, Navas já fez boa defesa em finalização do Japão, que seguiram pressionando com mais posse de bola, efetividade e perigo no campo adversário, enquanto a Costa Rica não conseguiu evoluir e manteve a equipe retrancada com impasse para sair jogando.

Em uma das poucas tentativas de ataque, Fuller, meio de campo da Costa Rica, recebeu na área, bateu colocado e abriu o placar na primeira finalização dos costarriquenhos na Copa do Mundo aos 35 minutos.

Após o gol, o jogo ficou mais emocionante. Perto do fim, o Japão levou perigo no ataque e parou em Navas, que fez grande defesa. Na sequência teve bate-rebate mas acabou nas mãos do goleiro costarriquenho.

FICHA TÉCNICA
JAPÃO X COSTA RICA

Local:
 Ahmed bin Ali, em Al Rayyan, no Qatar (QAT)
Data e hora: 27/11/2022, às 7h (de Brasília)
Árbitro: Michael Oliver (ING)
Assistentes: Stuart Burt (ING) e Simon Bennett (ING)
VAR: Jerome Brisard (FRA)
Renda/Público: Não informado

Gol:
 Fuller (1-0 35’2°)
Cartões Amarelos: Contreras, Borges e Calvo (CRC), Itakura, Yamane e Endo (JAP)
Cartão Vermelho: Não teve

JAPÃO (Técnico: Hajime Moriyasu)

Gonda, Itakura, Yamane (Mitoma – 16′ 2°), Yoshida e Nagatomo (Hiroki Ito – 1′ 2°) ; Endo, Morita, Soma (Minamino 37′ 2°) e Kamada; Doan (Ito – 21′ 2°) e Ueda (Asano – Intervalo).

COSTA RICA (Técnico: Luis Fernando Suárez)

Navas, Waston, Duarte, Calvo e Oviedo; Celso Borges (Salas – 43’2°), Tejeda, Fuller e Gerson Torres (Aguilera – 18′ 2°) ; Contreras (Bennette – 19′ 2°) e Campbell (Chacón – 49’2°).

Retirado do Lancenet

Fuller comemora gol contra o Japão (Foto: Raul ARBOLEDA / AFP)

Sobre o autor