Tem coisas que só o calendário do futebol brasileiro proporciona. O Flamengo perdeu três dos quatro jogos que disputou pela Copa do Brasil e foi eliminado pelo Fortaleza na segunda fase. Mas qual será o destino do clube? A queda bem antes das oitavas de final garantiu ao Rubro-Negro o direito de ter uma das seis vagas concedidas através do Brasileirão na Copa Sul-Americana, que será disputada no segundo semestre. Ou seja, o “prêmio” pela eliminação precoce é uma competição internacional.
Mas como? O Flamengo ficou em 12º lugar na Série A-2015. Como Internacional, que ficou em quinto, já tem uma vaga direta nas oitavas de final da Copa do Brasil e o Palmeiras, que foi nono, disputou a Libertadores, bastava ao Flamengo não chegar às oitavas para ficar com uma das seis vagas da Sul-Americana via Brasileirão. E foi isso que aconteceu. A CBF tem direito a oito vagas e as duas restantes são preenchidas pelos campeões das Copas do Nordeste e Verde.
A “premiação ao derrotados” foi criada quando a CBF ampliou a Copa do Brasil, fazendo com que ela fosse disputada nos dois semestres e gerando uma incompatibilidade de datas com a Sul-Americana, para desgosto da Conmebol.
O Sport, por exemplo, ficou em sexto no Brasileirão e entrou com time sub-20 na Copa do Brasil. Resultado? Foi eliminado e também está garantido na Sul-Americana.
Lancenet